20.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Satc: Novo Ensino Médio foca na formação profissional e desenvolvimento

Criciúma

Para além dos conteúdos básicos já aplicados em sala de aula, o Colégio Satc foca, com a proposta de um novo Ensino Médio, na formação profissional e desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais dos estudantes que frequentam a instituição. O modelo faz parte de uma mudança exigida pelo Ministério da Educação (MEC) e inicia a partir do ano que vem, onde os alunos poderão escolher a cada trimestre uma disciplina eletiva.

“O novo Ensino Médio foi aprovado em 2017 e todas as escolas no âmbito nacional têm até 2022 para implementação e ela será de forma gradativa. Os alunos que atualmente estão no 9º ano e que ingressam no 1º ano em 2022 já entram nesse modelo e, assim, sucessivamente”, explica a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli.

O Ministério da Educação (MEC) exige a ampliação do tempo mínimo dos estudantes na escola, de 800 para 1.000 horas anuais. “Nós, na Satc, já tínhamos uma carga diferente. O aluno do primeiro ano do Ensino Médio já tinha 30 horas semanais, já os estudantes do segundo ano, faziam, até então, o médio de manhã e o curso técnico a tarde de forma dissociada”, enfatiza a coordenadora do Ensino Médio e Técnico da Satc, Adriana Just Schmidt.

Com o novo modelo do Ensino Médio, o curso técnico passa a ser um itinerário informativo. “Pela proposição do MEC, a gente pode aprofundar as áreas de Matemáticas, Linguagens, Ciências da Natureza e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. As escolas podem, além da formação geral básica, que possuem 1.800 horas e contemplam as áreas de conhecimento, oferecer itinerários informativos de 1.200 horas no mínimo”, acrescenta a diretora.

Uma das novidades é que a Satc passará a oferecer trilhas de aprofundamento, como um itinerário informativo nas áreas de conhecimento. “E a nossa formação profissional, os cursos técnicos, que são um dos itinerários informativos, agora, passam a ser vinculados ao Ensino Médio. Isso que é interessante, o Governo Federal vem com uma novidade, mas nós já trabalhávamos há mais de 50 anos com essa proposta”, acrescenta Izes.

O objetivo do MEC, com esta mudança, é ofertar educação de qualidade a todos os jovens, com base nas demandas e complexidades do mercado de trabalho, mas, também, da vida em sociedade. ”Com o propósito de dar um sentido, significado e a aprofundar a área de conhecimento que o estudante tenha interesse e se identifique, houve toda essa reformulação. Mas, a Satc já vem com essa proposta há alguns anos”, pontua Adriana.

Três eletivas por ano letivo

Segundo Izes, as disciplinas eletivas são a parte flexível do currículo. “No primeiro ano, os estudantes já terão a oportunidade de cursar três. Agora, estamos realizando uma pesquisa. Temos o portfólio de 22 eletivas, elencamos 12 nas diversas áreas que temos nós nossos cursos da Satc”, frisa.

Quanto à carga horária, haverá poucas mudanças, uma vez que o colégio já ofertava o curso técnico aos alunos no período vespertino. “Para nós, enquanto Satc, no 1º ano do EM, a gente continua com as 30 aulas presenciais, os estudantes irão todas as manhãs e uma tarde. Já no 2º e 3º ano, permanece a mesma carga horária, 25 aulas no período matutino e 20 no vespertino, são cinco manhãs e quatro tardes”, finaliza Adriana.

Para a diretora do Colégio Satc, esta será uma alteração muito importante e que beneficiará diretamente o desenvolvimento pessoal e profissional dos estudantes da instituição. “Para nós, não tem um impacto tão grande. Tem um impacto maior para os alunos que estão indo do 9º ano para o 1º do Ensino Médio”, conclui.

Últimas