27.1 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Região comemora o Dia da Independência com atos cívicos

Em alusão ao Dia da Independência do Brasil, celebrado nesta terça-feira (7), e abrindo a Semana da Pátria, o Governo de Criciúma promoveu um ato cívico nesta segunda (6) no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. O evento iniciou às 9h e contou apresentação de 14 fanfarras, incluindo uma da Satc, e o desfile de outra unidade escolar, além da troca de bandeira e o voo de um balão.

“Nós só temos a agradecer e nos orgulhar com a presença de todos. Isso mostra o poder da Educação de Criciúma em instruir e educar sempre da melhor forma as nossas crianças. Queríamos realizar este evento amanhã, no dia 7 de setembro, estava tudo certo para acontecer, inclusive, ia ser o maior da história do nosso município, mas por conta da pandemia tivemos que adiar. O importante é que marcamos essa data de uma maneira muito especial”, declarou o prefeito Clésio Salvaro.

No ato, também participaram diversas autoridades e 14 escolas municipais, as quais desfilaram e fizeram apresentações com as fanfarras. “Esse momento é um retrato do início às aulas presenciais nas unidades escolares, de uma equipe diretiva competente, de um governo que tem proporcionado aulas de empreendedorismo, cultura e robótica. Tudo isso mostra que a nossa educação transforma e acolhe”, comentou o secretário de Educação, Miri Dagostin.

Amor à Pátria ganha destaque em Atos Cívicos realizado em Morro da Fumaça

Crianças, adolescentes e adultos participaram do Ato Cívico em alusão ao dia 7 de setembro, em Morro da Fumaça na manhã desta segunda-feira, 6. A iniciativa, que contou com a presença de algumas turmas de cada escola, respeitando todas as medidas de prevenção ao coronavírus, terminou no Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson.

No local, os presentes cantaram o Hino Nacional, o Hino de Morro da Fumaça, presenciaram o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Santa Catarina e do município e assistiram à apresentação dos alunos. “A pandemia não nos deixou realizar o desfile cívico no ano passado, mas neste ano, é possível realizar este ato com todos os cuidados necessários. E foi com grande satisfação que vimos os nossos alunos desfilando e demonstrando o seu amor pelo nosso país. Vamos continuar trabalhando juntos para construir um país cada vez melhor e mais igualitário. O nosso país é muito rico e muitas pessoas não dão o real valor ao nosso Brasil. Iniciamos a nossa vida política há pouco mais de quatro anos, sempre fazendo o melhor e começando a construir um país melhor através do nosso município”, ressalta o prefeito Noi Coral.

Já na parte da tarde, o ato ocorreu no distrito de Estação Cocal, seguido da inauguração da Escola Municipal Biázio Maragno. “Quando ingressamos na vida pública, acreditamos que as pessoas boas precisam participar da política, e eu e o prefeito Noi nos consideramos pessoas boas e acredito que estamos fazendo a nossa parte. Começamos a fazer diferente, afinal o Brasil que queremos deve começar pela nossa cidade. Que cada um reflita sobre o nosso país para que as nossas crianças conheçam a nossa história por uma visão independente, que tenham as suas visões e buscar o melhor para as futuras gerações. Temos muitas coisas para fazer acontecer, mas acredito que estamos no caminho correto. A nossa história é linda e precisamos lembrar e fazer cada vez melhor. Esta melhoria vem de cada um de nós, das escolas do governo municipal, governo estadual e do governo federal. Vamos manter aceso o verde esperança da nossa bandeira com um caminhar firme, mantendo os nossos princípios e valores, deixando bons exemplos para os nossos filhos”, fala o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Siderópolis encerra a programação da Semana da Pátria

O Governo de Siderópolis, através da Secretaria de Educação, finalizou na tarde desta segunda-feira, dia 6, a programação da ‘Semana da Pátria’, em alusão ao Dia da Independência do Brasil. Participaram alunos, professores e diretores, representando a rede de ensino, municipal, estadual e particular, autoridades e entidades. O Município não fará o desfile cívico no dia 7 de setembro, por conta da pandemia de Covid-19.

A programação teve início no dia 1º de setembro, e se estendeu nos dias 2,3 e 6 de setembro, com apresentações musicais, declamações de poemas, hasteamento das bandeiras, cantos dos hinos Brasileiro, da Independência e de Siderópolis, e a apresentação de fanfarras. Os atos cívicos ocorreram nos períodos da manhã e tarde.

“O dia 7 de setembro é uma data em que o nosso país celebra o amor à pátria. Amanhã não poderemos fazer o desfile que demonstra isso, mas isso não diminui o compromisso que devemos ter com o nosso país. Todos nós fazemos parte dessa história e devemos nos perguntar, o que podemos fazer pelo bem do nosso país?”, disse o prefeito Franqui Salvaro.

“Nossos alunos são o futuro deste país, por isso a importância de ter feito esta programação, incluindo eles, de uma forma que todas as escolas pudessem participar”, afirmou o secretário de Educação Méricles Rossa.


Participaram da programação o Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Olírio Cesa, o Centro de Educação Infantil (CEI) Pequeno Príncipe, a Escola Educacional Fazendo Arte, a Escola de Educação Básica Municipal Jorge Biff, Escola de Educação Básica Municipal Aurora Péterle, Colégio Dom Orione, Escola de Educação Básica Municipal Miguel Lazzarin, Centro de Educação Infantil Municipal Criança Cidadã, Escola de Educação Básica José do Patrocínio, Escola de Ensino Fundamental Deputado Sílvio Ferraro, Escola de Educação Básica Dr Tullo Cavallazzi.

Últimas