Defesa Civil alerta para possibilidade de ventos fortes na região

Ciclone extratropical se forma nesta quinta-feira na costa do Uruguai e pode trazer impactos ao Litoral Sul

Foto: Arquivo/Secom
- PUBLICIDADE -

Criciúma

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a possibilidade de fortes temporais e rajadas de vento no Litoral Sul para esta quinta-feira. A razão é a formação de um novo ciclone extratropical, na costa do Uruguai, que trará uma frente fria para todo o Estado.

- PUBLICIDADE -

De acordo com o órgão, a previsão de tempo adverso dá conta que os ventos podem atingir até 80 km/h. O risco de queda de galhos e eventual interrupção no fornecimento de energia elétrica é moderado.

O meteorologista Ronaldo Coutinho informou que as regiões do Oeste, Meio-Oeste e Serra devem ser as mais castigadas. Também há possibilidade de pancadas de chuva, raios e queda de granizo na Grande Florianópolis. “O ciclone vai trazer uma passagem para a frente fria. O Sul, em si, não vai ser tão impactado. Tem pouca previsão de chuva, o que pode ter algo é relacionado ao vento ao longo do dia”, aponta.

As temperaturas prometem despencar a partir de domingo, com grandes chances da ocorrência de geadas para Criciúma e região. “Agora não deve cair tanto, vai cair mais de domingo para segunda-feira. Se não mudar nada, pode até dar negativo por aí. Os produtores de banana precisam ficar espertos para os frutos não queimarem”, destaca.

Defesa Civil dá instruções

Em nota meteorológica, a Defesa Civil de Santa Catarina chamou a atenção para o Estado ficar em estado de observação entre a tarde e noite de hoje, principalmente as regiões do Planalto e Litoral Sul, onde as chances de fortes rajadas de vento são mais altas. “Busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e de outros objetos que possam ser arremessados. No local abrigado, fique longe de janelas, desligue os aparelhos eletrônicos e lembre-se, o banheiro em alvenaria é um lugar bastante seguro. Na praia, jamais fique na água”, afirma o comunicado.

Em caso de emergência, a coordenadoria municipal da Defesa Civil pode ser contatada pelo número 199. Para chamar o Corpo de Bombeiros, o ramal é o 193.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.