Balneário Arroio do Silva dá início ao projeto piloto de Telemedicina

Inicialmente serão realizadas 20 consultas no modelo online. Primeiros pacientes aprovaram a iniciativa

Foto: Divulgação/ Bianca Goulart
- PUBLICIDADE -

O município de Balneário Arroio do Silva dá início ao projeto piloto de telemedicina. Inicialmente serão realizadas 20 consultas testes. As primeiras foram realizadas nesta segunda-feira (05) pela manhã na Unidade Básica de Saúde Marinho Miguel de Souza (Posto Erechim).

O prefeito Evandro Scaini realizou o primeiro teste para conhecer, por meio da experiência, o projeto piloto e, com o celular, realizou o primeiro contato com um médico. “Há muitos pontos positivos, mas a partir de agora vamos ver como será na prática, se será aceito pela população. Por isso, além da consulta, será feito um acompanhamento ‘pós-consulta’ para ver a efetividade do atendimento e conferir se os pacientes se sentem satisfeitos com esse modelo de atendimento”, destacou o prefeito.

- PUBLICIDADE -

Na sequência da manhã os demais atendimentos começaram a ser realizados. No consultório no posto de saúde, sentada em frente ao computador e conectada ao profissional que estava em outro Estado, Ivani Roncada, aos 76 anos, teve a experiência de ter uma consulta virtual de um especialista. “Minha consulta foi na área neurológica. Já faz um tempo que ando meio esquecida. Gostei muito da consulta, foi como se tivesse sido presencial. Ótimo atendimento”, disse a aposentada que foi acompanhada da amiga Roseli que também saiu entusiasmada. “Nota 10. A médica foi muito atenciosa, solicitou exames e saímos satisfeitas. Logo retornaremos”, registrou a acompanhante.

A intenção da utilização da telemedicina é facilitar o acesso aos pacientes, prestando bom atendimento e diminuindo as filas de espera – especialmente em consultas com especialistas. “O mundo está evoluindo para a questão da telemedicina, a pandemia acelerou esse processo. Com essa iniciativa o nosso objetivo é zerar as filas, fazer com que o paciente não espere tanto e acesse mais rápido um especialista, tendo, por consequência, um atendimento e uma resposta mais rápida para o seu problema”, explicou o secretário de saúde, Rogério Junior.

Inicialmente, como teste, serão realizadas 10 consultas com clínico geral e 10 com neurologista. A Secretaria de Saúde vai analisar a efetividade dos atendimentos e a opinião dos pacientes para poder validar a experiência no município.

A iniciativa do projeto de Telemedicina é da prefeitura por meio da secretaria de saúde, em parceria com as empresas Habitual Saúde e Soul Med, e visa utilizar a tecnologia a favor da população. Inicialmente as consultas serão realizadas no posto de saúde, tendo todo o suporte de equipamento e internet. As consultas são realizadas por meio de software que permite um atendimento dinâmico e interativo, onde, além da comunicação, o médico tem acesso aos exames e pode também fazer novas solicitações, tendo a atenção e o acompanhamento completo.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.