27.1 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Aeroporto de Jaguaruna: Estado negocia com a empresa GOL

Érik Borges

Jaguaruna

Uma novidade que está sendo negociada entre Governo do Estado e a companhia aérea GOL pode ter desfecho positivo nos próximos meses. É que está em andamento uma tratativa entre representantes da empresa e Estado a respeito da inclusão de voos da GOL no aeroporto de Jaguaruna (Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi), que atualmente conta com dois voos diários com destino ao Estado de São Paulo, nas segundas, quartas e sexta-feiras e um voo diário no domingo, na terça e na quinta-feira.

De acordo com Andre Constanzo, diretor comercial da empresa RDL, que administra o aeroporto de Jaguaruna, como o Governo do Estado está negociando com a empresa GOL a inclusão de voos dessa companhia aérea para o aeroporto de Lages, está sendo feito uma espécie de “pacote de negociação” para que a GOL Linhas Aéreas também opere em Jaguaruna.

“Estão negociando para fazer esse pacote para operar conosco. Mas ainda não há nada de concreto. É só um interesse. Mas a princípio há um interesse mútuo (entre Estado e a Gol), porque antes da pandemia isso já estava delineado: eles tinham interesse em entrar forte no Estado”, revela Constanzo.

Atualmente, duas companhias aéreas operam no aeroporto de Jaguaruna: Latam Airlines e a Azul Linhas Aéreas. Os voos, que rumam para São Paulo, têm destino aos aeroportos de Congonhas e Campinas (Viracopos). Já a GOL fazia voos para o aeroporto de Guarulhos, que é o maior do Brasil, onde passavam mais de 40 milhões de passageiros por ano. Já em 2020, durante a pandemia, o número de passageiros que passaram pelo aeroporto foi de 20 milhões.

Constanzo revela que nos últimos meses, o número de passageiros tem aumentado. E por isso, a companhia aérea Azul pretende reimplementar os voos ida e volta de Jaguaruna para São Paulo realizadas no mesmo dia, com decolagem às 5h e retorno próximo à meia-noite. Ainda de acordo com ele, a média de operação atual das empresas está em 75% do que era feito antes da pandemia.

Secretário otimista

O secretário de Infraestrutura do Estado, Thiago Vieira, informou que a GOL apresentou uma carta de intenções para voos no aeroporto. Segundo ele, isso irá contribuir para melhorar ainda mais a operação aérea, fortalecendo a conexão da região Sul com todas as cidades da malha aeroviária nacional.

“Isso representa o movimento que o Governo do Estado tem feito para o fortalecimento da aviação regional. Uma manifestação dessa só comprova que os investimentos que estamos fazendo no aeroporto de Jaguaruna estão no cominho certo e assim como já temos operações com a Latam e com a Azul, vamos ter em breve, se tudo caminhar bem, também com a GOL”, diz Vieira

Últimas