25.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

O retorno do Regional da Larm

Tiago Monte

Criciúma

Após 20 meses sem partidas oficiais, em função da pandemia do novo coronavírus, o futebol amador retoma as atividades. Neste final de semana, inicia a Primeira Divisão do Campeonato Regional da Liga Atlética da Região Mineira (Larm) – a Taça Carvão Mineral. Pela primeira vez na história, a disputa não terá a presença do Caravaggio Futebol Clube – que agora disputa competições profissionais. Desta forma, não acontecerá o Clássico da Polenta.

Serão oito equipes na disputa da competição regional. Os quatro primeiros colocados na pontuação geral, após quatro rodadas, se classificam para as semifinais em jogos de ida e volta.

Quem busca assumir o posto de principal rival do Metropolitano, de Nova Veneza, é o Turvo. Sob comando de Neguinho, na direção de futebol, os turvenses contrataram a maioria dos atletas que não seguiram para o Azulão da Montanha no futebol profissional. Beto Cachoeira e Matheus Laguna são dois dos principais nomes da equipe.

Sem o clássico de Nova Veneza, dois times de Meleiro assumem o protagonismo com clássicos. O Araranguá também buscará um posto de destaque na competição. “Mesmo não tendo o Clássico da Polenta, teremos o Araranguá, que é muito tradicional e forte naquela região e teremos um clássico em Meleiro. Sem o Clássico da Polenta, teremos o Turvo forte e as outras equipes comendo pelas beiradas tentando desbancar os favoritos”, comenta o presidente da Larm, Guilherme Gomes.

Atletas não passarão por testes

Os protocolos contra a pandemia da Covid-19 serão semelhantes aos determinados pelo Governo do Estado para os jogos profissionais. Porém, os atletas não serão testados antes das partidas.  “Tentaremos ao máximo seguir o protocolo do Governo do Estado. A única questão é que não teremos testes. Não tem como testar o pessoal, mas a grande maioria já está vacinada. Os clubes foram orientados para obedecer a questão do uso de máscara, álcool gel na chegada de todos, aferição da temperatura de todos na entrada”, explica Guilherme. Caso algum atleta não tenha se vacinado, por opção pessoal, poderá entrar em campo da mesma forma.

A expectativa é grande para o recomeço da principal disputa do futebol amador no Sul de Santa Catarina. “Nós estamos muito contentes com essa retomada. Muito contentes mesmo. A expectativa é realmente muito grande. Há dois meses, quando começamos as conversas com os presidentes dos clubes, a aceitação foi muito produtiva. Agora, mais do que nunca, estamos na correria para deixar tudo certo: tivemos inscrições de atletas na federação. Estamos na expectativa de que seja um bom campeonato e acirrado”, finaliza Guilherme.

Campeonato Regional da Larm – 1ª Rodada

Sábado – 09/10 – 15h30

Ouro Negro x Araranguá, estádio Pinheirão, em Forquilhinha

Domingo – 10/10 – 15h30

Turvo x Sersan Meleiro, estádio Elizeu Manenti, em Turvo

Cocal do Sul x Meleiro, estádio Walmor Mário Guollo, em Cocal do Sul

Rui Barbosa x Metropolitano, estádio SER Rui Barbosa, em Morro da Fumaça

Últimas