16.7 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Bananais precisam de cuidados redobrados no inverno

Criciúma/ Santa Rosa do Sul

Uma das produções mais prejudicadas com a intensidade do frio é a bananicultura. Com o risco de geada nesta terça-feira e a permanência das temperaturas baixas nos próximos dias, agricultores precisam estar atentos aos prejuízos que podem ser evitados nas plantações, principalmente as localizadas na região Sul do Estado.

“Podemos ter geada ao amanhecer, a temperatura pode chegar até -1°C em alguns locais da região e, consequentemente, causar danos a algumas culturas de clima tropical, como a própria banana e o fumo, que podem ter algum prejuízo”, explica o climatologista da Epagri, Márcio Sônego.

Ainda conforme o climatologista, há um método que pode contribuir durante o período de frio intenso. “O que dá para fazer é o ensacamento dos cachos, que protege a fruta contra o escurecimento da casca quando ela amadurece. Esse frio causa a morte da epiderme da casca da banana e quando a fruta amadurece fica uma cor amarelo palha”, acrescenta Sônego.

Para Sônego, ensacar os cachos para tentar evitar algum dano é a melhor opção durante este período. “Se por acaso, o terreno do bananal é muito sujeito à geada, o produtor pode ter algum prejuízo perdendo algumas folhas da bananeira, o que vai reduzir a produção futura. E, se a geada for muito forte, pode até mesmo danificar as frutas, tornando-as inadequadas para a produção”, acrescenta.

Assim como a bananicultura, a produção de fumo e viveiros de mudas também podem registrar prejuízos durante o frio. “O pessoal que tem fumo no canteiro para transplantar deve esperar um pouco, passar esse frio, lá para depois quinta-feira”, enfatiza Sônego. “Para quem tem viveiros de mudas, maracujá ou qualquer outro tipo de planta que é sensível ao frio, tem que proteger os canteiros, as mudas, ou até mesmo aquecer se for uma estufa”, ressalta.

Os produtores devem ficar atentos, já que o clima se estende durante os próximos dias. “Essa madrugada pode chegar a dar -1 °C aqui na região, na quarta-feira 2 °C  com geada fraca e já aumenta para 6 °C na quinta-feira, sem risco de geada”, finaliza Sônego.

Processo ajuda na produção

Jonas Mello Bittencourt produz bananas em uma área de 35 hectares na região do Extremo Sul (Amesc). O agricultor garante que para evitar que a fruta seja prejudicada com o frio intenso, é preciso que ela esteja bem nutrida. Além disso, o ensacamento dos cachos também é uma prática essencial. “Esse processo ajuda principalmente no frio e quando tem vento, ajuda muito. A gente ensaca o ano todo, porque dá qualidade. A gente faz há muitos anos, não só por causa do frio, mas pela adiantação do ciclo de produção também”, explica.

Com poucos processos capazes de evitar o prejuízo durante o inverno, o bananicultor tem nutrido as plantas a fim de garantir uma resistência maior da cultura às temperaturas baixas e geadas. “O frio paralisa a circulação da seiva, daí a banana vem com escurecimento da casca e ocorre até o rachamento no amadurar, então o consumidor e o mercado não aceitam. Implica na qualidade da fruta e da estética da casca”, finaliza Bittencourt.

Últimas