25.4 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Uniedu pauta reunião de agradecimento entre Estado e Universidades

O Programa de Bolsas de Estudo do Estado de Santa Catarina (Uniedu) foi a pauta principal do encontro realizado na tarde desta quarta-feira (7/7) entre as equipes de reitoria da Unesc e do governo do Estado, na capital. Representando a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de agradecer pessoalmente ao governador do Estado Carlos Moisés da Silva pelo aumento expressivo do repasse destinado às bolsas de estudo.

Conforme Luciane, os recursos destinados para as bolsas dos artigos 170 e 171 passaram de R$ 65 milhões, nos últimos anos, para mais de R$ 400 milhões, em 2021, fato que representa grande avanço para as Universidades Comunitárias e um olhar apurado para esta temática. “Hoje, junto a outros reitores da Acafe, agradecemos pessoalmente, ao governador Carlos Moisés e sua equipe por esse importante passo. Não são apenas vagas de estudos. Trata-se da garantia de desenvolvimento social e econômico para Santa Catarina. Juntas as nossas Universidades Comunitárias prestam mais de um milhão de atendimentos nas áreas da saúde e jurídica. É a transformação de muitas vidas e famílias”, destaca.

O valor, conforme Moisés, representa um aumento de 76% em relação ao investido no ano passado. “Para chegarmos nesses números, nós precisamos fazer a lição de casa, ajustando as contas do Governo do Estado. O nosso foco sempre esteve na educação. O investimento na área significa a transformação da sociedade no longo prazo. Vamos lutar para caminhar ainda mais nesse sentido. As universidades comunitárias de Santa Catarina são um exemplo para o país e também apontam soluções para diversas situações do nosso cotidiano. Esse é um caminho sem volta”, afirmou o governador aos reitores.

O encontro, para a vice-presidente da Acafe, foi muito positivo e representa o compromisso do Estado e universidades de seguirem juntos pelo desenvolvimento. “Nós conhecemos de perto todo o trabalho que tem sido realizado pela Fapesc e pelo governador para as universidades comunitárias catarinenses e que repercutem no desenvolvimento do nosso Estado. Deixamos nosso compromisso de lutar pela educação superior de excelência, ciência e tecnologia com todo o apoio que o governo do Estado nos oferece”, completa.

A atenção especial da administração estadual para o assunto, conforme Luciane, significa, além da permanência e o êxito da vida acadêmica dos estudantes de graduação, a continuidade e a ampliação dos serviços prestados enquanto Universidade Comunitária. “Todo o enorme ecossistema que envolve as instituições é fortalecido a partir da ampliação das bolsas ofertadas. A repercussão de cada nova oportunidade oferecida se reflete lá na ponta, na comunidade que recebe o atendimento, participa das ações de extensão ou tem a excelência no serviço prestado por profissionais das mais diversas áreas que foram formados e têm o perfil que só uma Universidade Comunitária pode oferecer”, conclui.

Acompanharam a reitora na visita ao Centro Administrativo do Estado as pró-reitoras Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

Últimas