21.5 C
Criciúma
sábado, junho 15, 2024

Vídeo: joão-de-barro faz casa em taquara e dono de sítio se surpreende

Thais Borges/Especial Portal TN Sul
Forquilhinha

Na propriedade do agricultor Jorge Martins, de 55 anos, algo inusitado: um casal de joão-de-barro construiu a sua casinha na ponta de um galho de uma taquara (também conhecida como bambu). O sítio onde aconteceu a cena, fica localizado na comunidade de Santa Rosa, na cidade de Forquilhinha.

> Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O dono da terra viu a construção na árvore pela primeira vez e achou que era outra coisa.

“A princípio eu pensei que era um ninho de palha. E ontem, (quarta-feira, 17) eu estava na direção da touceira de taquara e vi o joão-de-barro cantando em cima da casinha”, conta Jorge, entusiasmado.

As aves ainda não estão satisfeitas e já estão fazendo o segundo andar da casa – Foto: Divulgação/Arquivo pessoal

Duas aves da espécie joão-de-barro estão trabalhando na casa. Para o agricultor, eles são um casal e a forma como pensaram em fazer a casinha é diferente de como ela está agora. “Quando eles começaram a fazer a casinha, a taquara estava de pé, no alto. Conforme foi pesando, foi baixando e também acho que foi mudando a posição que eles tinham pensado em fazer e no fim deu certo”, explica.

As aves ainda não estão satisfeitas e já estão fazendo o segundo andar da casa. “Eles estão fazendo a outra casinha em cima daquela. Tomara que com essa chuva não caia por causa do vento. Mas está muito bem presa”, afirma Jorge, ainda ressaltando que “aonde a casinha está presa, tem a grossura de um dedo. Dependendo do barro que eles usam, aguenta muito tempo e já é o segundo andar”.

Confira o vídeo do agricultor:

Últimas