22.1 C
Criciúma
terça-feira, maio 6, 2025

Urussanga lança Portal do Empreendedor e busca atrair novos investimentos

A iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora que visa impulsionar o desenvolvimento econômico

A Prefeitura de Urussanga ativou o novo Portal do Empreendedor nesta segunda-feira, dia 5, uma plataforma digital desenvolvida para auxiliar quem deseja abrir, regularizar ou expandir um negócio na cidade. A iniciativa faz parte do programa Cidade Empreendedora, lançado pelo Governo Municipal, por meio do Departamento de Indústria e Comércio (Deplan), em parceria com o Sebrae-SC, que visa impulsionar o desenvolvimento econômico do município. O acesso está disponível no site da Prefeitura (https://www.urussanga.sc.gov.br/casa-do-empreendedor/)

“Estamos dando um passo importante na valorização dos empreendedores locais e facilitando os caminhos de quem deseja investir e abrir empresas em Urussanga. O Portal do Empreendedor é uma ferramenta moderna que aproxima o cidadão dos serviços públicos com mais transparência e agilidade, além de incentivar o crescimento de novos negócios na nossa cidade”, destacou a prefeita Stela Dagostin Talamini.

O Portal do Empreendedor reúne em um só espaço informações sobre abertura de empresas, formalização como Microempreendedor Individual (MEI), além de serviços online como emissão de alvarás, guias de ISS, nota fiscal eletrônica, certidões negativas, acesso ao Livro Eletrônico, licitações, requerimentos e links para órgãos como o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (Comdeur), Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) e Sebrae.

Além do portal, o Governo Municipal anunciou a criação da Casa do Empreendedor. O novo espaço, em fase de estruturação física, vai oferecer atendimento exclusivo e suporte especializado aos empreendedores. “Nosso objetivo é tornar Urussanga cada vez mais atrativa para novos negócios e apoiar quem já empreende. O portal e a futura Casa do Empreendedor são frutos de um trabalho contínuo de escuta ativa e de construção de soluções junto à comunidade empresarial”, conta o diretor de Indústria e Comércio, Leonardo Felippe.

Avanço na geração de empregos

O município de Urussanga registrou um avanço na geração de empregos nos três primeiros meses de 2025. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), de janeiro a março, foram 1245 admissões e 1030 desligamentos, resultando um saldo positivo de 245 novos postos de trabalho. Os setores que mais contrataram foram a indústria, comércio e serviços.

O balanço positivo no primeiro trimestre de 2025 reverte a tendência de queda no último semestre de 2024, quando houve 1676 admissões e 1914 desligamentos que resultaram em um saldo negativo de 238 em Urussanga.

Últimas