Os alunos da EMEB Lino João Rech tiveram a chance de conhecer de perto alguns dos maiores skatistas do Brasil, que disputarão a etapa do STU National em Criciúma. Os estudantes acompanharam os atletas durante uma visita à Fazenda Solar e ao Memorial Nikola Tesla, no Parque dos Imigrantes, localizado no distrito do Rio Maina. Depois de assistirem aos treinos para as competições no Skate Park, os alunos e skatistas seguiram em direção ao passeio, a bordo de 12 carros elétricos.
“É uma felicidade para Criciúma sediar mais uma edição do STU, não só como palco de grandes atletas, mas como um espaço de integração com a população. A interação dos estudantes da rede municipal com os skatistas, vivenciando experiências na Fazenda Solar e no Memorial Nikola Tesla, mostra como o esporte pode ir além da competição. É educação, é cultura, é inspiração. Queremos que os atletas que passam por aqui levem não só títulos, mas também boas lembranças da nossa cidade”, ressaltou o prefeito de Criciúma, Vagner Espindola.
Durante a visita guiada ao memorial, atletas de diversas regiões do país conheceram um pouco mais sobre a cultura criciumense e interagiram com os experimentos do engenheiro que revolucionou a transmissão de energia elétrica, como a Bobina de Tesla e o Globo de Plasma. Depois de aprenderem um pouco mais sobre inovação e sustentabilidade, os alunos realizaram o plantio de sementes de girassóis junto com os skatistas. De acordo com a presidente da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Cristiane Macari Uliana Zapellini, a ação representou a união entre cultura, educação e esporte.
“Foi uma experiência linda ver nossos alunos vivendo esse momento com os atletas do STU, em um espaço tão simbólico como a Fazenda Solar Nikola Tesla. O plantio de girassóis é um gesto simples, mas cheio de significado: fala de cuidado, de futuro, de conexão com a terra. E ter os atletas conhecendo um pouco da nossa história, da nossa cultura, fortalece ainda mais essa troca”, destacou a presidente.
Para a atleta olímpica Gabi Mazetto, a experiência foi um momento único de conexão com a cidade e com as crianças. “Se eu não me engano, é meu quarto ano vindo aqui pra Criciúma. Nos outros anos eu não consegui ir nos passeios, que sempre acontecem na cidade. Nesse ano eu abri uma mãozinha do meu treino pra vir aqui, e tô gostando. É bem interessante a gente poder falar um pouco da nossa história”, disse Gabi.
Já para a skatista Isa Pacheco, o passeio foi uma oportunidade para conhecer um pouco mais a cidade sede da competição. “Essa é uma mega oportunidade para conhecer um pouquinho mais sobre a cultura de Criciúma. Está sendo muito massa vivenciar tudo isso com a criançada das escolas. Eu estou adorando, minha mãe sempre fala para eu conhecer um pouquinho mais das culturas dos lugares por onde a gente passeia e vai competir. Então, eu estou curtindo muito”, explicou Isa.
Fazenda Solar
Ao lado do memorial, está a Fazenda Solar Nikola Tesla, capaz de transformar energia elétrica a partir da energia solar. Os painéis fotovoltaicos, responsáveis pela conversão energética, possuem capacidade para gerar 1 MW de energia limpa, que abastece as 62 escolas da rede municipal. Ao todo, são 2,2 módulos com potência nominal de 550 W, representando um investimento de R$ 3,5 milhões. A economia gerada pela Fazenda Solar em apenas um mês chegou a R$ 130 mil.
O projeto foi desenvolvido pela Prefeitura de Criciúma, em parceria com a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). No início das obras, o solo foi impermeabilizado com 50 centímetros de argila pura, para evitar a contaminação por rejeito de carvão.
STU Nacional
O STU National em Criciúma está em sua quinta edição, consolidando-se como um dos principais eventos de skate do Brasil. Reunindo atletas de elite, como Rayssa Leal e Pedro Barros, o evento promove ações sociais e atraindo grande público desde sua estreia, em 2021.
A edição de 2025 será entre os dias 18 e 20 de abril, no Parque da Prefeitura, e promete manter a tradição de excelência e engajamento comunitário que caracteriza o STU National em Criciúma. O STU é mais do que um campeonato; é um movimento que inspira, conecta e transforma