17.3 C
Criciúma
sexta-feira, abril 25, 2025

Pesquisa aponta que Criciúma é terceira cidade mais segura

Também está em primeiro lugar em seguridade em municípios com mais de 100 mil habitantes

Criciúma
Maíra Rabassa
policia@tnsul.com

Foi divulgada ontem a quarta edição da pesquisa do Ranking de Competitividade dos Municípios realizada pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Entre vários cenários, o material também analisou como está a área de segurança pública em 410 municípios brasileiros que, juntos, abrigam mais de 127 milhões de habitantes. Nesta contagem, Criciúma se deu bem e ficou em terceiro lugar como a cidade mais segura de Santa Catarina e, de acordo com o tenente-coronel Mário Luiz da Silva, comandante do 9º Batalhão da PM, a Capital do Carvão é a primeira em segurança em municípios que contam com mais de 200 mil habitantes.

Parâmetros

Essa pesquisa levantou vários pontos de cada um dos estados da federação, em consideração de vários fatores relacionados à qualidade de vida em cada um dos 26 estados do Distrito Federal. Na parte que nos toca está relacionada à segurança pública, onde Santa Catarina foi considerado o estado mais seguro do Brasil, de acordo com os índices, os parâmetros fixados por esse instituto de pesquisa. O Ranking de Competitividade é uma ferramenta que visa apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades. Por meio da metodologia SEALL, o Ranking dos Estados ganhou uma expansão, com a incorporação de métricas de sustentabilidade.

Em comparação aos estados da região sul, Criciúma está na oitava posição. Já com relação aos outros estados da federação, a cidade está em 18º como a cidade mais segura do país, conforme dados do Ranking de Competitividade, subindo cinco pontos em comparação ao último ano. “Operações preventivas e as prisões de criminosos contribuíram para os dados positivos relacionados a Criciúma”, completa o comandante. A pesquisa buscou avaliar cidades com populações acima dos 80 mil habitantes (conforme o IBGE), o que corresponde a mais de 59% da população brasileira. O Ranking é composto de 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões: instituições, sociedade e economia.

Leia a página 22 completa na edição desta quarta-feira, dia 7, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas