22.1 C
Criciúma
sábado, maio 10, 2025

Usina de asfalto gera economia para municípios da região

Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá já sentem nos cofres públicos os benefícios do empreendimento

Forquilhinha/Nova Veneza/Maracajá

Paulo Paixão

Um dos gastos mais frequentes que os governos municipais têm são com as manutenções em vias que são asfaltadas. Com o desgaste do passar dos anos ou até mesmo pelas intempéries, as administrações necessitam desembolsar quantias razoáveis para deixar as vias públicas em condições aos usuários.

Pensando nisto e na praticidade, pois não haveria mais a necessidade de contratar empresas privadas, três municípios da região: Forquilhinha, Nova Veneza e Maracajá, são beneficiados com a Usina de Asfalto do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (CIM-Amrec). Inaugurada em 15 de setembro, o empreendimento representou um investimento de quase R$ 8,7 milhões e foi possível a partir de um convênio firmado entre o Governo do Estado e a CIM-Amrec. O valor foi destinado principalmente para a aquisição de equipamentos, incluindo uma usina de asfalto quente móvel, um silo para emulsão asfáltica, uma pá carregadeira sobre rodas e caminhões para espalhar, transporte de pessoal, pintura e sinalização.

Passados quase três meses do início das atividades da Usina de Asfalto, os municípios já sentem nos cofres públicos os resultados que haviam sido propostos inicialmente. “Já foram feitas as pavimentações de algumas ruas e ela dá uma economicidade muito grande. Nós economizamos aí em torno de R$ 250 mil o quilômetro de asfalto, graças à usina”, comentou o prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho. Para ele, além do dinheiro economizado, a usina também trouxe mais agilidade aos trabalhos. “Além do que a gente faz com o tempo mais rápido. E nós agora estamos em processo de readequação de todo o material, de todas as misturas, para que a gente consiga aperfeiçoar e sair cada vez mais uma capa de asfalto melhor. A expectativa é que para 2024 a usina funcione a todo vapor, com a equipe já devidamente treinada, já acostumada como se trabalha, de como se faz os ingredientes, a mistura, para sair uma grande capa de asfalto”, salientou Neguinho.

Mesmo que os aperfeiçoamentos ainda estejam sendo realizados, como revelam os prefeitos, é nítido que o investimento é positivo para os municípios. “Eu acredito que seja um bom investimento. A gente foi contemplado através do Governo do Estado e agora é questão de ajuste e a partir do ano que vem vamos usar a Usina definitivamente e teremos resultados ainda mais positivos do que já temos tido”, afirmou o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo.

Funcionamento dos equipamentos está dentro do programado

Antes de ser inaugurada pelo governador Jorginho Mello e demais integrantes do Governo catarinense, o maquinário foi devidamente testado e os funcionários treinados. Tudo está dentro do cronograma dos responsáveis pela usina. É o que revela o diretor-executivo do CIM-Amrec, Daniel Michels Spillere. “O funcionamento da usina segue dentro do previsto, por se tratar de um equipamento novo, temos uma performance perfeita. Outros equipamentos tais como vibroacabadora rolo de chapa de oito toneladas, rolo de chapa de duas toneladas, caminhão espargidor, caminhão para execução de pintura horizontal, carregadeira, mini carregadeira, caminhão de transporte de passageiros, além de um laboratório para verificação da qualidade da massa asfáltica contemplam a usina”, explicou Daniel.

Mesmo que os municípios já tenham conseguido utilizar a usina, o clima tem atrapalhado o andamento dos trabalhos. “A quantidade de precipitação nos últimos três meses, impossibilitou um uso maior, sem dúvidas. A enorme quantidade de chuvas comprometeu o avanço das obras preparatórias para recebimento do revestimento asfáltico, como terraplanagem, reforço do subleito, sub-base e base. Estas etapas citadas são por conta das prefeituras, e assim que a chuva cesse, teremos um avanço da preparação para que assim o revestimento asfáltico seja aplicado”, disse o diretor-executivo do CIM-Amrec.

Até o presente momento foram produzidas aproximadamente 333 toneladas de massa asfáltica na usina em Forquilhinha. Dos três municípios participantes do consórcio, Forquilhinha é o que mais utilizou a Usina de Asfalto, com cerca de 90% do total produzido, seguido por Nova Veneza. O município de Maracajá estará utilizando a Usina no começo d e 2024. A Usina de Asfalto fica localizada em um terreno com 12 mil metros quadrados na Rodovia 476, no bairro São Gabriel, em Forquilhinha.

Leia mais matérias completas na edição desta segunda-feira, dia 4, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas