15.9 C
Criciúma
sexta-feira, abril 26, 2024

Estadual: Após voltar ao Brasil, prefeito de Guaramirim é preso

Chiodini estava com um mandado de prisão em aberto, porém ainda não havia sido detido pois estava na Inglaterra

Luís Antônio Chiodini (PP), prefeito de Guaramirim, no Norte de Santa Catarina, foi preso nesta terça-feira, dia 2, ao retornar ao Brasil. Ele é o nono prefeito do Estado a ser preso na 4ª fase da Operação Mensageiro.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Chiodini estava com um mandado de prisão em aberto, porém ainda não havia sido detido pois estava na Inglaterra desde o dia 19, em viagem familiar.

Ele foi preso logo após chegar no aeroporto em São Paulo. Procurada, a defesa de Luís não retornou ao contato da equipe de reportagem.

Com a prisão, o vice-prefeito Osvaldo Devigili, que já estava no cargo de prefeito por conta das férias de Chiodini, agora vai assumir a prefeitura do município por tempo indeterminado.

De acordo com a prefeitura, o novo termo de posse foi enviado para publicação em Diário Oficial e estará disponível na edição desta quarta-feira.

Entenda a Operação Mensageiro

MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) investiga a empresa de saneamento Serrana, agora chamada Versa Engenharia Ambiental, que atende várias cidades do Estado, onde há suspeitas de corrupção no serviço de coleta de lixo.

Segundo o MPSC, um funcionário da empresa, chamado de “Mensageiro” na investigação, era responsável pela entrega das propinas aos prefeitos. Por ter feito acordo de delação premiada, o nome do funcionário não pode ser divulgado pelo Grupo ND por proibição judicial.

A 4ª fase da Operação Mensageiro, deflagrada na última quinta-feira, dia 27, cumpriu 18 mandados de prisões preventivas e 65 mandados de busca e apreensão nas regiões Sul, Planalto Norte, Alto Vale e Vale do Itapocu. .

Os mandados de prisão foram executados por 123 policiais, com 51 viaturas, acompanhados por cinco promotores de Justiça.

*Via ND+

Últimas