O voo entre Joaçaba e Florianópolis, integrante do programa VOA+SC, foi cancelado nesta quinta-feira (5) devido à necessidade de manutenção na aeronave. O cancelamento ocorre dois dias após o início das operações da nova malha regional, realizado na terça-feira (3).
Conforme a informação repassada à reportagem pela assessoria de imprensa do Estado, os passageiros serão acomodados em um voo extra nesta sexta-feira (6), com decolagem de Joaçaba prevista para as 11h20. Não foram detalhados o serviço de manutenção necessário nem o número de pessoas afetadas.
Estreia também teve problema em Forquilhinha
No primeiro dia das operações, o voo inaugural do programa em Forquilhinha também teve a programação alterada por um problema técnico. Segundo o Governo do Estado, a falha ocorreu no sensor de combustível da aeronave que partiria de Florianópolis.
Na ocasião, a solução anunciada foi a substituição do avião. A saída de Forquilhinha para a Capital, inicialmente marcada para as 16h15, passou a ter previsão para as 18h30.
A informação sobre o cancelamento desta quinta-feira não especifica qual componente precisa de manutenção nem estabelece relação com o problema registrado em Forquilhinha.
Operação tem subsídio estadual
Os voos do VOA+SC são operados pela Azul Conecta, com aeronaves Cessna Grand Caravan de nove passageiros. A ligação entre Joaçaba e Florianópolis tem duas frequências semanais, às terças e quintas-feiras.
O programa busca ampliar as conexões aéreas entre municípios catarinenses e conta com subsídio do Governo do Estado. No primeiro ano de contrato, o investimento estadual está limitado a R$ 22,5 milhões.
Érik Borges / TN Sul






