Paulo Paixão
A pesquisa realizada de forma presencial pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) e contratada pela Associação Catarinense de Jornais (ACJ), da qual o jornal Tribuna de Notícias é associado, aponta que o governador Jorginho Mello seria reeleito já no primeiro turno.
Os números, que têm margem de erro de três pontos percentuais, tanto para mais, quanto para menos, mostram o favoritismo de Jorginho Mello, tanto na pesquisa Espontânea quanto na Estimulada. Os dados ainda apontam que o candidato de esquerda, Gelson Merísio (PSB), é o mais rejeitado em Santa Catarina, seguido pelo atual governador, Jorginho Mello.
Vitória com mais de 55% na Estimulada
Na pesquisa Estimulada, o IPC perguntou: “Se a eleição para governador do Estado fosse hoje, e os candidatos sendo estes, em quem você votaria?”. O atual governador Jorginho Mello (PL) aparece com 55,9% das intenções de voto, seguido de João Rodrigues (PSD), com 18,1%. Os demais nomes apresentados somam 15,3% dos votos, sendo Gelson Merísio (PSB) com 9,6%, Professor Marcus Sodré (PSTU) com 1,9%, Laís Chaud (UP) com 1,2%, Bruno Pedreiro, do PCO (PCO), com 1%, Marcelo Brigadeiro (Missão), com 1%, e Ralf Zimmer (PRD), com 0,6%. Não souberam responder, 5,7% dos entrevistados, enquanto brancos e nulos somaram 5%.
De acordo com o IPC, por causa dos arredondamentos, os percentuais dos resultados podem não somar 100% ou apresentar variação de um ponto percentual para mais ou para menos.

Espontânea tem 14 nomes lembrados
Quando os entrevistados tiveram a oportunidade de responder à pesquisa sem uma lista prévia de pré-candidatos, 14 nomes foram lembrados e, mais uma vez, o atual governador de Santa Catarina aparece em primeiro lugar.
Ao serem questionados: “Se a eleição para governador do Estado fosse hoje, em quem você votaria?”, os resultados foram os seguintes: Jorginho Mello foi lembrado por 38,9% dos entrevistados; 38% não souberam responder; 10,3% citaram João Rodrigues; 6% Gelson Merísio; e 4,7% responderam “nenhum”.
A lista ainda segue com Marcelo Brigadeiro (0,6%), Bruno Pedreiro (0,4%), Marcus Sodré (0,3%), Bolsonaro (0,2%), Ralf Zimmer (0,2%), Flavio Bolsonaro (0,1%), Décio Lima (0,1%), Laís Chaud (0,1%), Ratinho Junior (0,1%), Renan Bolsonaro (0,1%) e Renan Santos (0,1%).

REJEIÇÃO
Outro questionamento feito aos entrevistados foi: “Se a eleição para governador do Estado fosse hoje, e os candidatos fossem estes, em quem você não votaria de jeito nenhum?”. O candidato do presidente Lula, Gelson Merísio (PSB), registra a maior rejeição entre os catarinenses entrevistados, com 29%. Logo em seguida, o candidato à reeleição, Jorginho Mello, aparece com a segunda maior rejeição, com 25,8%. Na sequência, estão os candidatos João Rodrigues (PSD), com 7%; Bruno Pedreiro, do PCO (PCO), com 4,1%; Marcelo Brigadeiro (Missão), com 4,1%; Professor Marcus Sodré (PSTU), com 2,7%; Ralf Zimmer (PRD), com 2,6%; e Laís Chaud (UP), com 2,1%.
Não souberam responder 12,2%, 6,4% afirmaram não rejeitar nenhum dos nomes e 4,1% disseram rejeitar todos.
Realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC) e contratada pela Associação Catarinense de Jornais (ACJ), a pesquisa teve os dados coletados entre os dias 17 e 20 de setembro, com 1.050 entrevistados de 49 municípios das regiões da Grande Florianópolis, Norte, Serra, Sul, Vale do Itajaí e Oeste, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, nível de confiança de 95%, e foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números BR-01876/2026 e SC-04254/2026, de acordo com resolução do TSE.

Respostas mostram o atual momento da campanha
Essa é a avaliação dos responsáveis pela realização da pesquisa. Para o presidente da Associação Catarinense de Jornais (ACJ), Cristiano Carrador, a pesquisa mostra o atual cenário da campanha eleitoral para o Governo do Estado e busca contribuir para a democracia. “Em toda a eleição, sempre lembramos. Pesquisas retratam o cenário do momento. Com mais este levantamento presencial, contratado pela Associação Catarinense de Jornais, buscamos contribuir para o processo eleitoral de maneira isenta. É a missão do jornalismo. O nosso grupo de jornais diários cobre atualmente 65% do Estado com o impresso. Considerando o digital, atingimos 100% de Santa Catarina”, avaliou Carrador.
Da mesma forma, comenta o diretor do Instituto de Pesquisa Catarinense, Renato Rampinelli. De acordo com ele, o estudo foi realizado de maneira técnica e representa uma fotografia do momento. “Eu sempre costumo dizer que pesquisa é fotografia de momento. Pesquisa não antecipa resultado da eleição, mas, analisando a pesquisa, então, o fato presente no período em que foi feita, a pesquisa indica um favoritismo, de fato mesmo, para o atual governador ser reeleito no primeiro turno”, disse Renato.




