Vitor Rizzatti
O Flamengo apostou em dois reforços identificados pelo departamento de scout para a sequência da temporada, mas Joaquín Freitas é quem mais desperta curiosidade entre os torcedores. Aos 19 anos, o centroavante argentino deixou o River Plate para iniciar sua trajetória no Rubro-Negro e será apresentado oficialmente nesta sexta (4), no Ninho do Urubu.
Antes de se destacar na Argentina, Freitas iniciou sua formação no Acassuso. Foi durante esse período que Rodrigo Sbroglia, ex-auxiliar de Marcelo Gallardo no River, identificou o potencial do atacante e ajudou a encaminhá-lo ao clube de Buenos Aires.
Além disso, as características do novo reforço já renderam comparações com nomes importantes do futebol argentino. Internamente, o Flamengo encontrou semelhanças entre Freitas e Lautaro Martínez. Sbroglia, por sua vez, enxerga no atacante movimentos que lembram Julián Álvarez, principalmente pela capacidade de arrancar, girar e buscar o gol de maneira vertical.
Entretanto, a saída do River não aconteceu simplesmente por uma decisão do clube argentino. Segundo Sbroglia, a equipe não tinha interesse inicial em negociar o jogador, mas o desejo de Freitas de defender o Fla teve peso importante no desfecho. O centroavante também buscava mais oportunidades em sua posição de origem, algo que não vinha acontecendo com a frequência desejada no antigo clube.
Agora, Freitas chega ao Flamengo como alternativa imediata a Pedro no comando do ataque, preenchendo uma função que a diretoria buscava reforçar desde a temporada passada. Embora a tendência seja de uma entrada gradual na equipe durante o período de adaptação, existe confiança de que o argentino possa conquistar espaço e aumentar suas oportunidades.



