19.7 C
Criciúma
sábado, agosto 15, 2026

Tigre vence e segue na liderança da Série B do Brasileiro

Luciano Castán marca e Criciúma bate o Goiás, no Majestoso, na tarde deste sábado. Com o resultado, time chega aos 43 pontos e fecha a rodada na primeira colocação da Segunda Divisão nacional, independente dos demais resultados

Tiago Monte

Criciúma

O Tricolor Carvoeiro fez as pazes com a vitória, na tarde deste sábado, ao bater o Goiás por 1 a 0. Luciano Castán, logo no começo da partida, foi o autor do gol que garantiu mais três pontos para o time treinado pelo técnico Eduardo Baptista. O jogo aconteceu no estádio Heriberto Hülse e deixouos mais de nove mil torcedores felizes. Com o resultado, o Tigre chega aos 43 pontos e segue na primeira colocação da Série B, independente dos demais resultados da rodada. O Criciúma começou a partida em alta velocidade e abriu o placar, logo aos quatro minutos, com Luciano Castán. O time carvoeiro teve chances para ampliar, mas não aproveitou. Depois, o Goiás equilibrou a partida e chegou a ser melhor, na etapa final, mas o Criciúma resistiu e garantiu mais uma vitória. O Goiás saiu de campo reclamando muito da arbitragem do paranaense Lucas Paulo Toresin. “Precisamos do torcedor os 90 minutos ao nosso lado. Quando a gente roda a bola, troca passes para trás, tem gente que vaia. E a gente precisa de todos juntos com a gente, com paciência, para buscar o nosso objetivo que é o acesso e o título. Quem vier para vaiar, fica em casa. É um desabafo mesmo. Precisamos de todos com a gente”, dispara o lateral-esquerdo Marcelo Hermes, ao final da partida.

O Tigre começou a partida pressionando o adversário e, antes do primeiro minuto, Kadu Sousa recuou mal para o lateral-esquerdo Nicolas e cedeu escanteio para o Criciúma. Na cobrança de Fellipe Mateus, a bola sobrou para Marcelo Hermes, fora da area, que finalizou, mas a bola subiu sem direção. Aos quatro minutos, após cobrança de escanteio de Otero, Rodrigo cabeceou, Thiago Rodrigues fez uma grande defesa, mas, na sobra, também de cabeça, Luciano Castán abriu o marcador: 1 a 0 para o Criciúma. Gol logo cedo no Majestoso. A partir daí, o Goiás tentou aumentar a pressão, mas o Criciúma saía bem para o ataque. Aos oito minutos, em saída rápida, Willean Lepo cruzou e, antes de Waguininho chegar, a zaga colocou para escanteio. Na cobrança, a zaga afastou, mas César Martins pegou a sobra, de bicicleta, e obrigou Thiago Rodrigues a fazer uma grande defesa. Quase um golaço no Majestoso. Aos 10 minutos, Marcelo Hermes cruzou da esquerda e, antes de Waguininho chegar, novamente a defesa colocou para escanteio. Na cobrança, falta de ataque. Pressão total do Criciúma e domínio do jogo nos primeiros 10 minutos. O time Esmeraldino tentava “respirar” e sair para o jogo, mas não conseguia ameaçar o gol de Airton, que substituiu o jovem Pedro – fora da partida, em função de uma forte gripe. Aos 13 minutos, Otero fez uma falta forte em Lourenço e levou o terceiro cartão amarelo. Ele não pega o Botafogo, em Ribeirão Preto, na quarta-feira. 

Após os 15 minutos, o Goiás passou a chegar mais no ataque e tentou equilibrar o jogo. Entretanto, aos 17 minutos, Waguininho puxou um rápido contra-ataque, pela esquerda, e cruzou, mas a zaga tirou antes da chegada de Gui Lobo. No minuto seguinte, o Goiás saiu jogando errado e Fellipe Mateus foi derrubado perto da meia lua. Falta perigosa para o Tigre. Otero cobrou na barreira e desperdiçou a chance. Aos 21 minutos, Otero disputou a bola com o zagueiro Ramon Menezes e acabou pisando no tornozelo do jogador do Goiás. Um princípio de desentendimento iniciou no gramado e ambos os atletas caíram. O árbitro paranaense Lucas Paulo Torezin seguiu a partida normalmente. 

A partida seguiu mais equilibrada, na sequência do primeiro tempo. Aos 33 minutos, Cadu foi lançado, mas não conseguiu dominar. Ele ficaria na frente do goleiro Airton. Escapou o Criciúma. Aos 38 minutos, Juninho arriscou de fora da área, mas Airton pegou firme. O Goiás melhorou na partida e tentou ameaçar o gol carvoeiro. No minuto seguinte, Willean Lepo fez boa jogada pela direita e bateu cruzado, mas Waguininho não alcançou a bola. Resposta imediata do Criciúma na partida. Aos 44 minutos, após cruzamento de Otero, Rodrigo apareceu na área e desviou, mas Juninho salvou em cima da linha e evitou o segundo gol carvoeiro. Lance de perigo no final do primeiro tempo. Na resposta imediata do Goiás, Cadu foi lançado, mas não dominou. “Feliz pelo gol e por ajudar a equipe. Jogo extremamente dificil, o time do Goiás é muito bom e sair na frente é imprescindível. Agora é voltar para o segundo tempo com ajustes para manter a vitória”, comenta Luciano Castán, no intervalo.

Lances de perigo para os dois lados na etapa final

O Goiás voltou para a segunda etapa pressionando o Tigre. Aos dois minutos, Cadu fez boa jogada pela esquerda, driblou César Martins e bateu forte. Airton pegou no chão e Luciano Castán colocou para escanteio, quando Kadu Sousa chegava para marcar o gol. Escapa o Criciúma. Na cobrança de escanteio, Luiz Felipe cabeceou para fora. O time Esmeraldino tinha mais posse de bola e tentava empatar. Aos oito minutos, após troca de passes, na intermediária, Rodrigo bateu forte, mas a bola saiu. No lance seguinte, Cadu ficou cara a cara com Airton, mas o camisa 32 fez uma grande defesa e salvou o Tigre. Lance de perigo do Goiás. Aos 10 minutos do segundo tempo, o técnico Eduardo Baptista tirou os “amarelados” Otero e Gui Lobo e colocou João Carlos e Ronald. 

Aos 19 minutos, após cobrança de escanteio do Goiás, João Carlos arrancou em velocidade, em contra-ataque, mas não conseguiu completar o lance. A partida estava aberta, com os dois times em busca do gol. Aos 20 minutos do segundo tempo, o árbitro Lucas Paulo Torezin sentiu um desconforto na coxa e precisou ser atendido pelos médicos. Em seguida, o confronto recomeçou com o Goiás buscando o ataque. Aos 23 minutos, Wellington Rato avançou em velocidade e foi derrubado por Fellipe Mateus, na entrada da grande área. O árbitro nada marcou. A resposta do Tigre veio aos 27 minutos: Waguininho finalizou forte, de fora da área, e Thiago Rodrigues fez uma grande defesa, evitando o segundo gol carvoeiro.

Aos 31 minutos, Willean Lepo fez boa jogada pela direita e cruzou para Jean Irmer que cabeceou para defesa fácil de Thiago Rodrigues. O Goiás tentava chegar ao ataque, mas não tinha força para ameaçar o gol de Airton. Aos 43 minutos, Willean Lepo bateu forte, de fora da área, mas a bola saiu perto da trave. Na reta final de partida, o Tigre segurou o resultado e conquistou mais três pontos na tabela da Sèrie B. A torcida, empolgada e feliz, cantou a tradicional música: “vamos subir Tigre!”. “A gente sabe que criamos uma ‘gordura’, mas isso pode se perder em dois jogos. Essa vitória é muito importante para mostrarmos que a derrota para o Athletic foi só um tropeço. E o campeão tem que ser assim”, finaliza o volante Jean Irmer.

Campeonato Brasileiro – Série B – 22ª Rodada

15/08 (sábado) – 16 horas – estádio Heriberto Hülse, em Criciúma

CRICIÚMA

Airton; César Martins, Rodrigo e Luciano Castán; Willean Lepo, Gui Lobo (Ronald), Eduardo (Jean Irmer), Fellipe Mateus (Diego Gonçalves) e Marcelo Hermes; Otero (João Carlos) e Waguininho (Cauê Santos). Técnico: Eduardo Baptista

GOIÁS

Thiago Rodrigues; Rodrigo Soares (Marcos Vinícius), Luiz Felipe, Ramon Menezes e Nicolas; Filipe Machado, Juninho (Anselmo Ramon), Lourenço (Esli Garcia) e Lucas Lima (Gegê); Cadu e Kadu Sousa (Wellington Rato). Técnico: Mozart

Arbitragem: Lucas Paulo Torezin; Auxiliares: Rafael Trombeta e Weber Felipe Silva (trio do PR); VAR: Michel Patrick Costa Guimarães (MG); AVAR: Daniel Nobre Bins (RS) e Rodrigo Pereira Joia (BR)

GOLS: Luciano Castán (4/1) (C)

Cartões Amarelos: Otero, Gui Lobo, Willean Lepo, Airton e Luciano Castán (C); Filipe Machado e Lourenço (G)

Cartões Vermelhos: não houve

Público: 9.148

Renda: R$ 183.740, 00

Últimas