O cantor Gusttavo Lima foi condenado a pagar R$ 149 mil por danos morais ao proprietário de um número de celular mencionado na música “Bloqueado”, lançada em 2021. A decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE).
O autor da ação, um empresário, afirmou que passou a receber milhares de mensagens e ligações depois que a música ganhou repercussão. Somente nos primeiros dias, teriam sido mais de 2 mil mensagens, além de chamadas frequentes que prejudicaram sua rotina pessoal e profissional.
A defesa de Gusttavo Lima argumentou que o cantor apenas interpretou a música e não participou da composição nem da escolha do número. Também alegou que a letra não informa o DDD, o que impediria uma ligação direta apenas com os dados apresentados na canção.
Os argumentos não foram aceitos pela Justiça. Para o desembargador Alberto Virgínio, embora a composição seja de outros autores, Gusttavo Lima contribuiu para a ampla divulgação do número ao interpretar a música em shows, rádios, programas de televisão e plataformas digitais.
“Bloqueado” foi composta por Kinho Chefão, Renno Poeta e Rodrigo Reys. A canção se tornou um dos principais sucessos da carreira de Gusttavo Lima e acumula mais de 346 milhões de visualizações no YouTube.
Outras pessoas com números semelhantes ao mencionado na letra também já recorreram à Justiça após relatarem o recebimento de ligações e mensagens motivadas pela música.




