Um incêndio mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros de Criciúma e Forquilhinha no início da tarde desta quarta-feira (29), em um apartamento localizado no quarto pavimento de um edifício multifamiliar no bairro São Defende, em Criciúma.
A ocorrência foi registrada por volta das 12h18, na Rua Afonso Milanese. Quando chegaram ao local, os bombeiros encontraram grande quantidade de fumaça nas escadarias e no interior de dois apartamentos.
A moradora do imóvel onde o incêndio teve início, uma mulher de 35 anos, já estava fora da edificação. Ela apresentava uma queimadura superficial de pequena extensão nas costas, além de relatar ter inalado grande quantidade de fumaça e sentir irritação na garganta. Após receber atendimento pré-hospitalar, foi encaminhada pela equipe do ASU-524 ao Hospital São José para avaliação médica.
Segundo relatos dos moradores, houve uma tentativa inicial de combate às chamas utilizando o Sistema Hidráulico Preventivo (SHP) do condomínio. No entanto, o equipamento não funcionou, sendo necessário o uso de extintores de incêndio. Os bombeiros confirmaram posteriormente que o sistema estava inoperante.
Ao acessar o apartamento atingido, as equipes encontraram intensa concentração de fumaça e chamas na área da lavanderia. O combate ao fogo foi realizado com um extintor de pó químico seco (PQS), seguido da aplicação de aproximadamente cinco litros de água para o resfriamento dos materiais atingidos. Na sequência, o ambiente passou por ventilação para retirada da fumaça.
A fumaça também se espalhou para o apartamento vizinho, que estava com a porta aberta. Para eliminar os gases da combustão, os bombeiros abriram as janelas e utilizaram ventilação por pressão positiva.
Após a extinção do incêndio, as equipes realizaram o rescaldo da área para evitar uma possível reignição. Concluídos os trabalhos, o local foi deixado em segurança sob os cuidados da Polícia Militar e dos zeladores do condomínio.



