27.3 C
Criciúma
terça-feira, julho 21, 2026

Economia brasileira cresce 0,7% em maio, aponta FGV

A economia brasileira cresceu 0,7% em maio de 2026 na comparação com abril, segundo o Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV-Ibre), divulgado nesta segunda-feira (20).

O resultado foi impulsionado principalmente pelo consumo das famílias, que avançou 3,3% no trimestre, alcançando o maior nível desde 2024. O crescimento foi puxado pelo aumento no consumo de serviços e de bens duráveis.

Apesar do desempenho positivo, a FGV aponta sinais de desaceleração da atividade econômica. Segundo a coordenadora da pesquisa, Juliana Trece, a indústria perdeu força, enquanto o crescimento ficou concentrado no consumo interno.

No acumulado até maio, o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro chegou a cerca de R$ 5,46 trilhões em valores correntes. Na comparação com o mesmo período de 2025, a economia avançou 1,2%, enquanto o crescimento no trimestre foi de 1,9%.

O levantamento também mostrou que as exportações cresceram 4,3% no trimestre encerrado em maio, o menor ritmo desde o segundo trimestre de 2025. Já as importações tiveram alta de 8,9%, impulsionadas principalmente por serviços e bens de consumo.

Últimas