A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quinta-feira, 7, a suspensão da fabricação, comercialização e o recolhimento de produtos da marca Ypê, após identificar risco de contaminação microbiológica em itens produzidos em uma unidade da empresa em Amparo (SP).
A decisão foi tomada após inspeções que apontaram falhas em etapas do processo produtivo, incluindo problemas nos sistemas de controle de qualidade. Segundo a Anvisa, as irregularidades comprometem as Boas Práticas de Fabricação e podem representar risco à saúde dos consumidores. A medida vale apenas para os lotes com numeração final “1”.
A agência orienta que os consumidores interrompam imediatamente o uso dos produtos e entrem em contato com o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da empresa para orientações sobre o recolhimento.
Produtos incluídos na determinação:
- Lava-Louças Ypê
- Lava-Louças com Enzimas Ativas Ypê
- Lava-Louças Ypê Clear Care
- Lava-Louças Ype Toque Suave
- Lava-Louças Concentrado Ypê Green
- Lava-Louças Ypê Clear
- Lava-Louças Ypê Green
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Combate Mau Odor
- Lava Roupas Líquido
- Tixan Ypê Cuida das Roupas
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Antibac
- Lava Roupas Líquido Tixan Ypê Green
- Lava Roupas Tixan Ypê Coco e Baunilha
- Lava Roupas Líquido Ypê Express
- Lava Roupas Líquido Ypê Power Act
- Lava Roupas Líquido Ypê Premium
- Lava Roupas Tixan Maciez
- Lava Roupas Tixan Primavera
- Desifetante Bak Ypê
- Desinfetante Perfumado Atol
- Desinfetante Pinho Ypê
- Desinfetante de Uso Geral Atol
- Lava Roupas Tixan Power Act
A fiscalização foi realizada em conjunto com órgãos estaduais e municipais de vigilância sanitária, que constataram falhas no controle de qualidade e risco de contaminação microbiológica nos produtos.



