16.1 C
Criciúma
quarta-feira, setembro 2, 2026

Dia D da vacinação em SC ocorre neste sábado

Campanha acontece até o dia 30 de maio

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, o estado recebeu 224 mil doses da vacina contra a gripe. As cidades irão começar a aplicação no público-alvo a partir do Dia D de imunização, que ocorreu neste sábado ,28.

A primeira remessa de vacinas chegou na segunda-feira, 23 e desde terça, 24, as doses vem sendo distribuídas entre as regiões do estado. A campanha de imunização contra a gripe vai até o dia 30 de maio.

A vacina protege contra o vírus influenza A H1N1 e H3N2, além do vírus da influenza B. A imunização visa diminuir complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus influenza.

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), irá realizar a distribuição das 224 mil doses de forma proporcional aos municípios. Os grupos definidos pelo Programa Nacional de Imunizações terão prioridade.

Além de realizar a vacinação, é orientado que a população mantenha medidas de prevenção, como realizar a higienização constante das mãos e manter atenção aos sintomas respiratórios, buscando atendimento em caso de agravamento.

Grupos prioritários

Cerca de 3,2 milhões de pessoas representam os grupos prioritários para o recebimento da vacina em Santa Catarina. O responsável por essa definição é o Sistema Único de Saúde (SUS).

O público-alvo inclui:

  • crianças entre 6 meses até os 6 anos de idade
  • idosos a partir dos 60 anos
  • gestantes e puérperas (até 40 dias após o parto)
  • pessoas com doenças crônicas e deficiências permanentes
  • população indígena a partir de 6 meses de idade
  • população quilombola
  • pessoas em situação de rua
  • trabalhadores da saúde
  • professores do ensino básico e superior
  • profissionais das forças de segurança
  • caminhoneiros
  • trabalhadores portuários
  • trabalhadores dos correios
  • trabalhadores do transporte coletivo
  • pessoas que estão no sistema prisional
  • funcionários do sistema prisional
  • jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas

Para receber a aplicação da vacina, a pessoa deve apresentar documento com foto e a carteira de vacinação.

Apenas 57% do público prioritário recebeu imunização contra a gripe em SC no ano passado. A meta é de 90%.

Em 2025, 271 pessoas no estado morreram por causa da influenza. Este anos, em menos de três meses, 15 pessoas já perderam a vida por causa da doença.

João Fuck, o diretor da Dive, ressaltou a importância de receber a imunização.

“Se as pessoas se vacinarem o quanto antes, mesmo que adoeçam, têm um risco menor de evoluir para gravidade, de precisar de hospitalização ou até mesmo morrer em decorrência da influenza”, declarou.

Últimas