Nova interdição da BR-101 em Morro dos Cavalos acende alerta

Caminhão que transportava copos plásticos incendiou, bloqueando a pista nos dois sentidos causando filas quilométricas

Na noite de segunda-feira, um acidente com um caminhão, que transportava copos plásticos causou o bloqueio da BR-101, Morro dos Cavalos, Palhoça, nos dois sentidos causando filas quilométricas. A nova interdição trouxe ainda mais a urgência da construção dos tuneis no Morro dos Cavalos. A pauta tem mobilizado o Fórum Parlamentar Catarinense, que tem pressionado o Governo Federal da necessidade da busca de uma alternativa para que a região Sul não saia no prejuízo com as interdições.

O deputado Luiz Fernando Cardoso (MDB), o Vampiro, que tem cobrado com frequência uma ação do Governo Federal para uma solução para o Morro dos Cavalos. Segundo o deputado, um cronograma de reuniões com o diretor geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio foi estabelecida para que a Bancada Catarinense no Congresso Nacional acompanhe os trabalhos e ajude a buscar alternativa para a implantação do túnel.

A primeira reunião foi realizada no dia 10 de dezembro e outra no dia 18 de dezembro. A próxima já está marcada para a próxima semana, no dia 15 de janeiro, na quinta-feira. Nos dois primeiros encontros, os parlamentares cobraram da ANTT sobre a otimização dos contratos da BR-101 e da transferência da obra do Morro dos Cavalos da Arteris Sul Litoral para a Motiva Via Costeira.

Valor tarifário

Os deputados também estão preocupados com o valor tarifário a ser cobrado dos motoristas com a implantação da obra. Algumas medidas emergenciais já foram estabelecidas e seguidas pela ANTT como a disponibilização de um caminhão guincho, que já está sendo usado pela concessionária responsável pelo trecho.

“Então, tem uma série de questionamentos que nós fizemos e nós estamos esperando a reunião do dia 15, para obtermos as respostas, pois o nosso objetivo é que consigamos estratificar o maior número de informações e também tenhamos isso alinhado com a ANTT”, pontuou o deputado. Vampiro tem acompanhado atentamente toda esta questão da mudança de concessionária para o trecho, lembrando que o prazo final da renovação da concessão é para o dia 7 de março.

“Então, são ações que a gente tem feito, tem trabalhado, todas esses acidentes, a gente passou para o ministro, passei para o Instagram do ministro, da secretária Viviane, do presidente da ANTT, temos cobrado, na verdade, falado do perigo, foram mais de 4 milhões de veículos que passaram do dia 23 de dezembro ao dia 5 de janeiro. Então, preocupa bastante o acidente desta proporção, o desmoronamento com as chuvas que estão dando de forma desordenada, das condições climáticas. Então, a gente está por dentro, sim. Depois do dia 15, a gente terá novas informações”, informou o deputado.

Por José Adílio/TN Sul.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, dia 7, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 4899109-5070 e garanta sua assinatura.

Últimas