Combate ao furto de gado vai abranger municípios vizinhos

 

Maíra Borges

Será formada uma frente parlamentar para combater o crime de furto de gados. O grupo contará com representantes dos municípios de Içara, Balneário Rincão, Morro da Fumaça e Criciúma, e terá a missão de atuar em ações que auxiliem a conter o abigeato na Região Carbonífera. Durante encontro realizado no fim da tarde de ontem, na Câmara Municipal de Içara, foi apontada a necessidade de câmeras de segurança em pontos estratégicos nas comunidades rurais.

O agente da Polícia Civil, Samuel Casagrande, informou que a polícia possui alguns registros deste tipo de crime, com investigações em andamento. “Os boletins de ocorrências são poucos, mas estamos trabalhando, pedimos que as ocorrências sejam registradas, pois as informações contribuem nas investigações”, informou Casagrande.

O tenente da Polícia Militar, Darlan Witkowski Cruz, também comentou sobre a pouca quantidade de boletins de ocorrências registrados. “Reforçamos a necessidade de chamar a PM quando acontece esse tipo de crime e o boletim de ocorrência é essencial para a polícia, haja vista que com os dados definimos as ações necessárias”.

O requerente da reunião, vereador Valdelir Da Rolt, destacou que a união dos municípios vizinhos é muito importante para combater o crime de abigeato. “Vamos ampliar o debate com o apoio das polícias Civil, Militar e demais órgãos públicos. Esse problema vem tirando o sossego e lucro das famílias rurais”, frisou Da Rolt.

Ele ressaltou o apoio da deputada federal, Geovania de Sá, para aquisição de câmeras de vigilância. “A deputada propôs através de emenda parlamentar viabilizar câmeras para a cidade, e acredito que os demais vereadores com apoio de seus deputados irão também tentar esse auxílio para a nossa segurança”.  Além disso, a Polícia Militar sugeriu a criação de um grupo de WhatsApp com apenas criadores de gado. “É uma ferramenta de fácil acesso para comunicação entre a polícia e os criadores, sendo uma forma de agilizar as ações”, finaliza Da Rolt.

Últimas