Três homens foram conduzidos à Central de Plantão Policial após uma operação realizada na manhã desta quarta-feira, dia 16, em Criciúma. Um deles, foi preso após menos de 24 horas em liberdade. O caso ocorreu no bairro Cristo Redentor e a operação da Polícia Militar resultou na apreensão de entorpecentes, equipamentos utilizados no tráfico de drogas, celulares, dinheiro e na constatação de furto de energia elétrica em três residências vizinhas.
Durante rondas preventivas na localidade, a guarnição visualizou um homem já conhecido pelo envolvimento com o tráfico de drogas e por integrar organização criminosa. Ao perceber a presença policial, ele tentou fugir e foi visto arremessando uma embalagem plástica sobre o muro de uma residência vizinha. A guarnição realizou abordagem e, com autorização do morador, recuperou a embalagem, que continha aproximadamente 9 gramas de substância análoga ao crack.
O homem foi abordado no pátio de uma das casas, alegando que visitava a residência de um familiar. No local, existiam três casas no mesmo terreno, sendo a do meio apontada como sua residência. Durante a averiguação, constatou-se que as três residências estavam com ligação irregular de energia elétrica, sem medidor. A Celesc foi acionada e confirmou o furto, relatando que a equipe já havia feito cortes anteriores no mesmo endereço em razão da reincidência.
Diante da situação, a Polícia Militar realizou uma varredura nas residências com o apoio do Canil. Foram empregados dois cães de faro, que localizaram diversas porções de drogas. Na residência central, onde o homem inicialmente abordado reside, foram encontrados:
• 57g de substância análoga à maconha;
• 43g de substância análoga ao crack;
• 16g de substância análoga à cocaína;
• R$ 1.056,10 em dinheiro;
• 4 celulares (sendo 1 do abordado e 3 outros sem identificação clara de propriedade);
• Um rádio comunicador, duas bolsas do tipo bag e um pé de maconha;
Durante a operação, os policiais localizaram cigarros de maconha e outras porções de drogas escondidas entre tijolos, em peças de roupa e em diferentes cômodos das residências vistoriadas. Em uma terceira casa, ocupada por um homem já conhecido das guarnições, não foram encontrados entorpecentes à vista. No entanto, com o auxílio do cão farejador, os agentes identificaram mais porções de crack escondidas em tijolos no muro que separa os imóveis.
Ao todo, três homens foram encaminhados à Central de Plantão Policial: um deles por tráfico de drogas e furto de energia elétrica; outro, apenas por furto de energia; e o terceiro, também por envolvimento com o furto de energia elétrica.
Um dos fatos que chamou a atenção dos policiais foi a reincidência de um dos detidos por tráfico. Ele havia sido preso na última segunda-feira (14), liberado em audiência de custódia no dia seguinte, e voltou a ser preso nesta nova ação.




