Conselho aprova mudança de nome do campus UFSC

Homenagens a João David Ferreira Lima, acusado de ter colaborado com a ditadura, serão retiradas

O CUn (Conselho Universitário) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) aprovou nesta terça-feira (17), com 56 votos favoráveis, a retirada do nome do ex-reitor João David Ferreira Lima do campus-sede na Trindade, em Florianópolis. A decisão ocorre após anos de debates sobre sua atuação durante a ditadura militar.

A medida foi embasada em um relatório da CMV (Comissão Memória e Verdade) da UFSC, com mais de 400 páginas, que aponta que Ferreira Lima teria colaborado com o regime militar. Com a mudança, a UFSC deverá alterar documentos oficiais, placas, estátuas e demais referências ao ex-reitor no campus.

Discussão sobre o nome do campus da UFSC começou há sete anos

A polêmica iniciou em 2018, quando a CMV recomendou a revisão de homenagens a nomes associados a violações de direitos humanos. Ferreira Lima, o primeiro reitor da UFSC, teria perseguido estudantes e professores, segundo o documento.

Ferreira Lima ocupou o cargo de 1962 a 1972 e morreu em 2001, aos 91 anos. Sua família contesta as acusações e impugnou o relatório, alegando ausência de contraditório e defesa.

A advogada da família, Heloísa Blasi, alega que a comissão ignorou o contexto histórico e as contribuições do ex-reitor à universidade. Ao ND Mais, a advogada afirmou que não há possibilidade de reverter a decisão na esfera administrativa e que a defesa ainda não definiu se tentará recorrer judicialmente.

Ainda não há definição para o novo nome do campus, nem previsão para início da retirada das homenagens a Ferreira Lima.

Via ND+

Últimas