18.1 C
Criciúma
quinta-feira, maio 29, 2025

CDL de Criciúma mobiliza lojistas para participar do Dia Livre de Impostos

Em muitos casos, valor médio dos impostos representa cerca de 33% do preço final

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma está mobilizando os empresários da cidade para participarem do Dia Livre de Impostos (DLI), que será realizado no dia 29 de maio em todo o Brasil. A ação, promovida pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela CDL Jovem, tem como objetivo conscientizar a população sobre a alta carga tributária e seus impactos no consumo.

Durante o Dia Livre de Impostos, os lojistas que aderirem à campanha vendem produtos ou serviços sem repassar ao consumidor o valor médio dos impostos embutidos nos preços. Em muitos casos, esse valor representa cerca de 33% do preço final, ou seja, o cliente paga apenas o custo do produto ou serviço, sem a tributação. Em alguns setores, essa diferença pode ser ainda maior, ultrapassando 70%.

“O Dia Livre de Impostos é uma oportunidade para mostrar ao consumidor, de forma clara e transparente, quanto os impostos influenciam no preço dos produtos. É um gesto do comércio consciente que respeita o consumidor.”, destaca Gabriel Pescador, coordenador da CDL Jovem Criciúma.

Cada empresa participante pode definir quais produtos ou categorias farão parte da ação, de forma prática e alinhada à sua realidade. A adesão é gratuita e ainda  pode ser realizada diretamente pelo site: www.dialivredeimpostos.com.br.

Um dos participantes deste ano é o empresário Leonardo Spilere Benedet, sócio do Posto São Pedro, que se junta à campanha com o incentivo da CDL Jovem de Criciúma. “O objetivo é conscientizar a população sobre a alta carga tributária atribuída aos produtos e serviços. Acredito que a relação entre lojista e cliente melhora, pois o cliente entende melhor o preço praticado pelo lojista. A verdadeira luta econômica do brasileiro hoje é compartilhada por clientes e lojistas, que enfrentam juntos as altas cargas tributárias, em busca de mais poder de consumo para a população”, ressalta.

Santa Catarina lidera a mobilização nacional neste ano, com mais de 770 empresas cadastradas, superando com folga o número registrado em 2024.

Últimas