O Governo de Criciúma deu início, nesta segunda-feira (26), a discussão do segundo eixo de desenvolvimento com foco nos próximos 25 anos. Por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, em parceria com a Diretoria de Planejamento Urbanístico e a Secretaria de Educação, foi realizado o evento “De Frente para o Futuro – Criciúma +25”, reunindo representantes do poder público, setor produtivo, universidades e organizações sociais.
A iniciativa tem como objetivo discutir, de forma participativa, o tema da educação com o objetivo de criar e analisar um planejamento sólido para a Educação da cidade em 2050.
O prefeito Vagner Espindola enfatizou a importância de pensar sistematicamente o futuro da educação do nosso município e destacou um dos principais fatores para o desenvolvimento, pensar nas pessoas.
“O dia de hoje é um marco ao pensarmos os próximos 25 anos de uma educação cada vez mais forte em Criciúma. Quando falamos em desenvolvimento econômico, não estamos falando apenas de infraestrutura ou investimentos externos. Estamos falando, acima de tudo, de preparar pessoas. Garantir que nossas crianças e jovens estejam prontos para os desafios e oportunidades que o futuro trará”, destacou o prefeito.
Durante sua participação no evento Criciúma +25: Eixo Educação, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Thiago Fabris, reforçou a importância estratégica da educação para o desenvolvimento sustentável e econômico de Criciúma.
“Ao analisarmos as macrotendências para o futuro da cidade, é impossível não destacar o papel fundamental da educação nesse processo. Criciúma deve vivenciar um crescimento populacional expressivo nas próximas décadas — estamos projetando um aumento de aproximadamente 49% até 2050, ou seja, mais de 330 mil habitantes em nossa cidade. Isso exige planejamento, inovação e, sobretudo, investimento em capital humano”, afirmou.
De acordo com o secretário, o município realizou um estudo técnico-científico que mensurou o impacto da educação no crescimento econômico da região. Os dados comprovam a relação direta entre o acesso à educação e o avanço econômico local.
“Os resultados foram muito claros: para cada matrícula efetivada no ensino médio na nossa região, o retorno para a economia é superior a R$ 7 mil. Esse número evidencia o quanto o setor educacional é determinante para o desenvolvimento econômico sustentável de Criciúma”, destacou Fabris.
O evento integra uma série de debates propostos pelo programa Criciúma +25, que tem como objetivo projetar o futuro da cidade com base em dados, evidências e participação social. O diretor de Planejamento Urbano da Prefeitura de Criciúma e organizador do evento, Edson Silva, ressaltou a importância da representatividade e da diversidade de instituições reunidas.
“Estamos com mais de 90 pessoas participando ativamente deste encontro. São 81 convidados, além de mais 13 profissionais que integram a equipe de planejamento do município. É um grupo altamente qualificado, representando diferentes níveis e áreas da educação”, explicou.
Gerente de indicadores da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma e palestrante no evento Criciúma +25: Eixo Educação, a professora Gislene dos Santos apresentou um panorama da evolução da educação no município e refletiu sobre os principais desafios para o futuro da aprendizagem.
Durante sua fala no painel “Educação em Criciúma entre o passado e o futuro”, Gislene destacou a importância de compreender o histórico educacional da cidade para projetar avanços nos próximos anos. “Não é possível pensar no futuro sem entender o caminho que trilhamos até aqui. Por isso, analisamos dados dos últimos 5 a 10 anos, com foco no crescimento populacional e nos impactos desse cenário para a rede municipal”, constatou.
Um dos pontos de atenção apresentados por ela é o aumento significativo no número de matrículas, impulsionado principalmente pelo fluxo migratório de pessoas vindas de outros estados e regiões. “Com esse crescimento, precisamos adaptar a estrutura da rede básica de ensino e, além disso, enfrentar um dos maiores desafios atuais: a defasagem de aprendizagem desses alunos, especialmente em língua portuguesa e matemática”, alertou Gislene.
Outro ponto de reflexão trazido por Gislene é a distância entre o discurso educacional e a prática em sala de aula. “Falamos em aluno protagonista, competências e habilidades, mas ainda seguimos presos ao modelo tradicional de ensino. Precisamos atualizar nossa prática pedagógica com urgência. Os alunos de hoje não respondem mais a métodos ultrapassados”, reforçou.
Importância da educação para o desenvolvimento socioeconômico
Durante o evento Criciúma +25: Eixo Educação, o diretor da ACIC, Caio Binotti, reforçou o compromisso da entidade com o desenvolvimento educacional do município.
“Estamos olhando para os próximos 25 anos de Criciúma, e sabemos que o cenário é desafiador. Por esse motivo, já estimulamos a educação com o Prêmio ACIC de Matemática e o Prêmio ACIC de Língua Portuguesa, que incentivam o desempenho estudantil e valorizam o conhecimento nas áreas fundamentais da educação básica, afirmou Binotti.
Para Binotti, a chave para enfrentar esse desafio está em duas frentes: educação de qualidade e adoção inteligente das novas tecnologias. “Estamos vivendo um momento em que é preciso produzir mais com menos recursos humanos. E para isso, as novas tecnologias, como a inteligência artificial e a automação, vêm como aliadas. Elas vão transformar o mercado de trabalho e a forma de produzir. Mas para que isso funcione, é fundamental investir na qualificação das pessoas para operar e se adaptar a essas inovações”, explicou.
Evento “De Frente para o Futuro, Criciúma +25” integra uma série de encontros que culminarão na formulação de um relatório final até novembro, com diretrizes voltadas especificamente para cada eixo. Os próximos eixos ainda a serem analisados são:
-Desenvolvimento Econômico e Inovação
-Saúde
-Turismo, Esporte e Cultura
-Assistência Social