A Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) realizou na noite desta sexta-feira a sua primeira reunião itinerante, durante a Feira Incoagro, em Içara. A Assembleia Geral Ordinária dos prefeitos marca o início de uma série de visitas da associação a todas as cidades que integram a Amrec, com o objetivo de aproximar ainda mais os prefeitos e fortalecer as ações conjuntas na região.
A pauta incluiu temas de interesse direto das gestões municipais. A abertura dos trabalhos foi conduzida pelo diretor executivo, Sandro Martins, que apresentou um breve resumo da participação dos prefeitos na Marcha a Brasília. Após sua fala, a prefeita anfitriã, Dalvania Cardoso, conduziu os trabalhos e os gestores municipais puderam compartilhar suas impressões e os resultados obtidos durante o evento.
Entre os destaques da ordem do dia, esteve a apresentação dos primeiros resultados da nova assessoria ao Colegiado de Assistência Social, com exposição de Karla Cardoso Borges, que atua na consultoria contratada recentemente. Em seguida, a Unesc, apresentou uma proposta de curso de Língua Italiana voltado à região.
A programação seguiu com a fala de Natasha Moresco, responsável por relatar o trabalho da nova assessoria técnica ao Colegiado de Gestores de Convênios, detalhando os serviços e alertas que já vêm sendo disponibilizados aos municípios.
A reunião também abordou assuntos gerais de interesse da associação, com destaque para a próxima edição do encontro itinerante, marcada para o dia 10 de julho, durante a tradicional Festa da Tainha, em Balneário Rincão. Coube à prefeita Dalvânia Cardoso, de Içara, fazer as considerações finais e reforçar o convite para a solenidade de abertura da festa.
Participaram os prefeitos de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho; de Cocal do Sul, Ademir Magagnin; de Morro da Fumaça, Eduardo Guollo; de Siderópolis, Franqui Salvaro e Treviso. O prefeito de Balneário Rincão foi representado pelo vice. Urussanga e Forquilhinha estiveram representados por secretários municipais. A Amrec busca com as reuniões itinerantes, valorizar as particularidades de cada cidade e promover o desenvolvimento regional com maior integração.