O Procon da cidade de Capivari de Baixo, no Sul de Santa Catarina, alerta todos os consumidores da região sobre a atuação de falsos advogados. Os golpistas aplicam golpes utilizando nomes de escritórios de advocacia e órgãos públicos para enganar e obter vantagens financeiras sobre as vítimas.
Para dar mais credibilidade, os criminosos usam documentos falsificados, muitas vezes com o brasão da Justiça ou com o logotipo da OAB, além da identificação de nomes reais de profissionais do Direito.
Golpe com falsos advogados: criminosos pedem por pagamento antecipado
Os infratores entram em contato com os consumidores, geralmente por telefone, WhatsApp, e-mail ou redes sociais. Eles dizem que a vítima possui direito a receber indenizações, valores de processos antigos, precatórios ou revisões judiciais. No entanto, para liberar o valor, pedem pagamentos antecipados de taxas ou honorários.
Para alertar a população sobre o ocorrido, o Procon informa que não entra em contato com consumidores para comunicar sobre recebimentos judiciais, nem solicita qualquer tipo de pagamento ou transferência bancária.
Consumidores devem checar informações
Para evitarem tais golpes, os consumidores devem tomar algumas precauções:
- Confirme a inscrição do advogado acessando cite oficial da OAB. Confira se o nome e o número do profissional está registrado e ativo;
- Não faça depósitos antecipados. Nenhum advogado sério exige valores adiantados para liberação de supostos créditos judiciais;
- Desconfie de mensagens com urgência. Criminosos usam pressão psicológica para evitar que a vítima verifique a veracidade da história;
- Consulte diretamente a Justiça. Ao ser informado sobre um processo, procure o Fórum ou Tribunal de Justiça de Santa Catarina para confirmar.
- Evite fornecer dados pessoais. Nunca passe informações como CPF (Cadastro de Pessoas Físicas, senhas, ou dados bancários por telefone, ou mensagens
Via ND+