16.3 C
Criciúma
quinta-feira, maio 22, 2025

Quase duas toneladas de tainha são capturadas no Farol de Santa Marta

Temporada oficial da pesca artesanal da tainha em SC vai até dia 31 de julho

As tainhas chegaram no Litoral Sul de Santa Catarina. No início da tarde desta terça-feira (20), os pescadores da prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna, registraram o primeiro bom lanço na região.

Segundo o empresário e surfista, João Baiuka, quase duas toneladas de peixe foram pescadas. “Além de gerar renda para a comunidade, o cerco de tainhas também fomenta o turismo e a culinária local. Que venham muitos outros nessa temporada que está só começando”, disse.

A temporada de pesca artesanal da tainha começou no dia 1º de maio, em Santa Catarina. Reconhecida como um dos marcos mais importantes do Litoral catarinense, a atividade mobiliza comunidades inteiras, movimenta a economia local e atrai a atenção de moradores em busca das redes cheias de peixe e das cenas típicas das canoas na beira do mar.

“A pesca da tainha é parte da alma de Santa Catarina. Uma tradição que atravessa gerações e fortalece nossa cultura. O Governo do Estado valoriza essa história e dá total apoio aos pescadores que mantêm viva essa tradição”, afirmou o governador Jorginho Mello, durante café que marcou o início da safra.

Safra da Tainha 2025

A temporada oficial da pesca artesanal da tainha em Santa Catarina começou em 1º de maio, com regras que variam conforme a técnica utilizada pelos pescadores. As datas foram definidas por portaria conjunta do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de regulamentar a atividade e garantir a sustentabilidade da espécie. Confira os prazos para cada modalidade:

  • Arrasto de praia: de 1º de maio a 31 de dezembro;
  • Emalhe anilhado: de 15 de maio a 31 de julho;
  • Emalhe de superfície (até 10AB): de 15 de maio a 15 de outubro;
  • Emalhe de superfície (acima de 10AB): de 15 de maio a 31 de julho;
  • Cerco/traineira: de 1º de junho a 31 de julho.

Via ND+

Últimas