As tainhas chegaram no Litoral Sul de Santa Catarina. No início da tarde desta terça-feira (20), os pescadores da prainha do Farol de Santa Marta, em Laguna, registraram o primeiro bom lanço na região.
Segundo o empresário e surfista, João Baiuka, quase duas toneladas de peixe foram pescadas. “Além de gerar renda para a comunidade, o cerco de tainhas também fomenta o turismo e a culinária local. Que venham muitos outros nessa temporada que está só começando”, disse.
A temporada de pesca artesanal da tainha começou no dia 1º de maio, em Santa Catarina. Reconhecida como um dos marcos mais importantes do Litoral catarinense, a atividade mobiliza comunidades inteiras, movimenta a economia local e atrai a atenção de moradores em busca das redes cheias de peixe e das cenas típicas das canoas na beira do mar.
“A pesca da tainha é parte da alma de Santa Catarina. Uma tradição que atravessa gerações e fortalece nossa cultura. O Governo do Estado valoriza essa história e dá total apoio aos pescadores que mantêm viva essa tradição”, afirmou o governador Jorginho Mello, durante café que marcou o início da safra.
Safra da Tainha 2025
A temporada oficial da pesca artesanal da tainha em Santa Catarina começou em 1º de maio, com regras que variam conforme a técnica utilizada pelos pescadores. As datas foram definidas por portaria conjunta do Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de regulamentar a atividade e garantir a sustentabilidade da espécie. Confira os prazos para cada modalidade:
- Arrasto de praia: de 1º de maio a 31 de dezembro;
- Emalhe anilhado: de 15 de maio a 31 de julho;
- Emalhe de superfície (até 10AB): de 15 de maio a 15 de outubro;
- Emalhe de superfície (acima de 10AB): de 15 de maio a 31 de julho;
- Cerco/traineira: de 1º de junho a 31 de julho.
Via ND+