24.1 C
Criciúma
terça-feira, maio 20, 2025

Inovação permite identificação de postes com problemas em Criciúma

Ferramenta integrada à Ouvidoria do município facilita solicitações e agiliza o tempo de resposta das equipes de manutenção

A Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Iluminação Pública e Monitoramento, apresenta à população uma inovação que promete agilizar o atendimento às solicitações de manutenção na rede de iluminação pública. A nova funcionalidade permite que o cidadão aponte diretamente, em um mapa interativo, o poste exato com problema. A solução já está em operação e representa um avanço no processo de zeladoria urbana do município.

O prefeito Vagner Espindola destacou que a iniciativa reforça o compromisso da administração com a eficiência nos serviços públicos. “Todos os nossos esforços são voltados a proporcionar agilidade e qualidade no atendimento ao cidadão. A iluminação pública é um dos temas mais demandados nos canais da Ouvidoria, e esta inovação supre uma necessidade antiga: identificar com precisão o local exato da ocorrência”, ressaltou.

De acordo com o diretor de Iluminação Pública e Monitoramento, Celsinho Menezes, a atualização no sistema facilita o trabalho das equipes, que atuam com cronogramas organizados de atendimento. “Atendemos, em média, 60 a 70 solicitações por dia, que envolvem desde a troca de lâmpadas até reparos estruturais. Agora, com a identificação exata do ponto com defeito, conseguimos atuar de forma praticamente imediata, mesmo durante o dia”, explicou.

A Diretoria conta com cinco equipes de trabalho: três atuam durante o dia e duas no período noturno, com regime de sobreaviso nos finais de semana. Paralelamente à manutenção corretiva, também está em andamento o cronograma de modernização da rede, que substitui gradualmente as lâmpadas de vapor de sódio por kits luminotécnicos em LED. A meta é concluir a substituição dos mais de 39 mil pontos de iluminação até o final de 2026. Atualmente, cerca de 40% da rede já foi modernizada.

“Essas duas frentes – a manutenção mais precisa e a substituição por LED – devem reduzir significativamente o tempo e os custos com reparos. Estamos automatizando o sistema e tornando os serviços mais eficientes para atender melhor a população”, complementou Celsinho.

Como solicitar a manutenção

Para utilizar o novo sistema, o cidadão deve acessar o site da Prefeitura de Criciúma e clicar na opção “Ouvidoria”. Em seguida, deve escolher “Abrir um manifesto”, selecionar as opções “Zeladoria Urbana” e “Manutenção de Iluminação Pública”. Após preencher as informações básicas como uma breve descrição, ponto de referência e CEP, um mapa interativo será exibido com os postes identificados na rua. Basta clicar sobre o poste com problema, confirmar e finalizar o manifesto.

Últimas