Agência Brasil
Unidades básicas de saúde (UBS) e pontos de vacinação de todo o país promovem neste sábado (10) o Dia D de vacinação contra a gripe. Em nota, o Ministério da Saúde destacou que o objetivo é realizar uma grande mobilização de forma a proteger a população antes do inverno, período de maior circulação de vírus respiratórios.
A ação, segundo a pasta, acontece de forma simultânea nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, com atuação conjunta do governo federal, de estados e municípios. No Norte, a campanha terá início no segundo semestre, quando acontece o inverno amazônico, considerando particularidades climáticas da região.
A meta é vacinar 90% do público-alvo, composto por mais de 81,6 milhões de pessoas, incluindo crianças, idosos e gestantes.
“A iniciativa marca a retomada do Dia D Nacional pela vacinação no país”, destacou o ministério em nota. Foram distribuídas, ao todo, mais de 51,3 milhões de doses. A estratégia do Dia D foi pactuada entre governo federal e secretarias estaduais e municipais como forma de intensificar a vacinação e alcançar a meta.
Quem pode se vacinar
A imunização contra a gripe é gratuita e é recomendada pelo ministério para mais de 20 grupos prioritários, com foco especial em:
- crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- gestantes e puérperas;
- idosos com 60 anos ou mais;
- trabalhadores da saúde;
- professores das escolas públicas e privadas;
- trabalhadores dos Correios;
- trabalhadores portuários;
- povos indígenas e quilombolas;
- pessoas com comorbidades ou outras condições especiais e com deficiência permanente;
- caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo;
- profissionais das Forças Armadas e de segurança e salvamento;
- pessoas em situação de rua
- população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medida socioeducativa;
- funcionários do sistemas prisional.