A movimentação de passageiros e cargas internacionais segue sendo o destaque do setor aéreo em Santa Catarina. No primeiro trimestre de 2025 os dois segmentos registraram crescimento acima de 62%, em relação ao mesmo período de 2024. Os dados foram apurados pela Gerência de Aeroportos da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), junto à Agência Nacional de Aviação (Anac).
“Santa Catarina tem assumido esse protagonismo de ser a conexão do Brasil com várias partes do mundo. Nós já tínhamos essa tradição com nossos portos, que são os melhores do País e nos conectam em rotas comerciais a mais de 200 países. Agora isso tem se ampliado para nossos aeroportos, com os voos diretos para América do Sul, América Central e para a Europa”, explica o governador Jorginho Mello.
“O estado se consolidou com a terceira maior movimentação de passageiros internacionais do Brasil, com mais do que o dobro do quarto lugar, que é Brasília. A movimentação de cargas internacionais também vem crescendo de forma consistente. São números que se refletem em nossa economia e indicam que o trabalho bem feito dá resultados”, afirma o secretário da SPAF, Beto Martins.
Durante os três primeiros meses de 2025, passaram pelo Aeroporto Internacional de Florianópolis 551,8 mil passageiros, 66,5% a mais do que no mesmo período do ano passado. O número já é mais da metade de toda a movimentação de 2024.
“Esta posição de Santa Catarina é um resultado que reflete o trabalho conjunto do Governo do Estado, liderado pelo governador Jorginho Mello e de toda a rede envolvida no turismo. Estamos no radar mundial, e esse é apenas o começo. Com nossa diversidade de destinos, infraestrutura qualificada e o acolhimento que é nossa marca, vamos continuar atraindo olhares e investimentos para consolidar nosso estado como um destino completo e competitivo”, acrescenta a secretária de Turismo, Catiane Seif.
A movimentação de cargas internacionais cresceu 62,2% no primeiro trimestre de 2025 em relação a 2024. Foram 1,8 mil toneladas, quase 40% de toda a movimentação do ano passado inteiro.
Os números domésticos também seguem positivos. Entre janeiro e março, foram 1,7 milhão de passageiros, 5,5% a mais do que no mesmo período de 2024. Florianópolis foi o mais movimentado com 926,5 mil passageiros, seguido por Navegantes com 556,9 mil, Chapecó com 134,9 mil, Joinville com 124 mil, Jaguaruna com 25,5 mil e Correia Pinto com 3,6 mil passageiros.
Setor de cargas
O setor de cargas domésticas cresceu 9,3% no primeiro trimestre de 2025 em relação a 2024. Foram 3,2 mil toneladas com destaque para os Aeroportos de Florianópolis e Navegantes com 1,4 mil e 1,3 mil toneladas, respectivamente.
Em números totais, somando cargas domésticas e internacionais foram movimentadas nos aeroportos de Santa Catarina 5,5 mil toneladas no primeiro trimestre, 23,6% a mais do que em 2024. E somando passageiros domésticos e internacionais já passaram pelos aeroportos catarinenses 2,3 milhões de passageiros em 2025. O número corresponde a uma alta de 15,6% em relação ao mesmo período de 2024.