Uma ação conjunta entre a Fundação Municipal de Meio Ambiente (Famsid) e as secretarias de Obras, Agricultura e Educação de Siderópolis realizou, na manhã desta quinta-feira, dia 25, o plantio de aproximadamente de 30 mudas de quaresmeiras na comunidade do Rio Jordão. A atividade que colabora com a recuperação da área ambiental, integrou a aula de história da turma do 9º ano da Escola Miguel Lazzarin e contou com a presença do prefeito Franqui Salvaro e do vice-prefeito Rafael Frello.
O plantio aconteceu na cabeceira da Ponte João Fontanella, que está em processo de duplicação e será inaugurada no próximo dia 3 de maio. O professor da disciplina e ex-coordenador regional da Defesa Civil, Rosinei da Silveira, destacou a importância da ação como medida de recuperação ambiental.
“História é entender o que está acontecendo hoje. Um dia, quando estudarem sobre a reestruturação que a mudança climática exigiu aqui no Jordão, vão lembrar deste momento”, afirmou. Rosinei relembrou ainda que, em outubro de 2023, fortes chuvas atingiram a comunidade, destruindo a cabeceira da ponte. Na época, ele atuava como coordenador da Defesa Civil e orientou o município a decretar situação de emergência. Segundo o professor, o evento foi resultado das mudanças climáticas.
“Estamos recuperando uma área que foi danificada. Que este registro histórico sirva de exemplo e traga consciência para cuidarmos também de outros espaços urbanos. Não é apenas a prefeitura que cuida; todos nós, como cidadãos, temos essa responsabilidade”, destacou.
O prefeito Franqui Salvaro reforçou a importância da iniciativa e deixou uma mensagem aos estudantes. “Estamos plantando hoje a semente para que vocês tenham um futuro melhor. A vida é isso: estudar, trabalhar e plantar nossa sementinha para colhermos bons frutos”, comentou.
Inauguração da ponte
A solenidade de inauguração da duplicação da Ponte João Fontanella, localizada na Rodovia Padre Herval Fontanella, em Siderópolis, está marcada para o dia 3 de maio, às 17h30, antecedendo a abertura da tradicional Festa de São Floriano, na comunidade de Rio Jordão Baixo.
A obra representa um investimento de R$ 1,199 milhão, viabilizado por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Júlio Garcia, com contrapartida do município. A execução ficou a cargo da empresa Araújo Construções, vencedora da licitação.
Inaugurada em 1986, a ponte possui 50 metros de comprimento por 4 metros de largura. Com a ampliação, ela passará a contar também com um passeio para pedestres, garantindo mais segurança e acessibilidade em um trecho de grande circulação de veículos e pessoas.