Tiago Monte
São Paulo/SP
O piloto criciumense André Gaidzinski está em São Paulo para participar da última etapa da temporada 2024 da Porsche Cup Brasil. A corrida será no dia 16 de novembro, sábado, às 14h, no Autódromo José Carlos Pace, de Interlagos, o mesmo que possui a curva S em homenagem ao piloto Ayrton Senna.
A prova terá longa duração: 500 quilômetros e encerrará o campeonato Endurance da competição. “Inclusive, é a etapa mais longa do campeonato. São 117 voltas ou 4 horas e 15 minutos de corrida. É estipulado um horário, caso a corrida tenha a bandeira amarela ou qualquer outra eventualidade”, explica Gaidzinski.
O criciumense terá a parceria do piloto José Moura Neto na prova final Gaidzinski vai buscar mais um troféu para Santa Catarina. “São cinco paradas obrigatórias, de seis minutos cada, para daí trocar de piloto. Cada trecho é um piloto que faz. Também reabastece, troca de pneus e o tag, que é o transponder – onde a organização da prova controla o número mínimo de voltas, segundo o regulamento da corrida”, detalha André.
Treinos fortes na academia e com simulador
André destaca que é necessário ter diversos planos para a corrida de longa duração. “Tem que pensar em plano B e C. Ou até em mudanças no decorrer. Se fura um pneu, por exemplo. Precisa pensar nisso: se a corrida ‘foi para o espaço’, pelo menos você tenta salvar um lugar mais perto de quem ganhar. Já tiveram casos em que o último no grid já ganhou a corrida, porque essa corrida é de estratégia mesmo”, detalha.
O criciumense ressalta que treinou forte, a parte física, na academia e também com o simulador. “Também fiz terapia esportiva com uma psicóloga. Ou seja, um trabalho realmente focado para terminar bem esse ano da Porsche Cup. A gente espera fazer um bom trabalho e conta com a torcida de todos”, pontua.
Maior evento de gran turismo da América Latina, a Porsche Cup Brasil realiza campeonatos no Brasil desde 2005. É a maior categoria monomarca e monogestão do País, enviando para a pista cerca de 40 carros a cada etapa. “Em 2024 tivemos um campeonato Endurance com etapas internacionais, com uma disputa em Portugal, no Autódromo do Estoril e outra no Autódromo de Termas de Río Hondo, na Argentina, agregando ainda mais experiência. Em Portugal, conquistamos o terceiro lugar do pódio na Challenge Rookie e espero superar este resultado em Interlagos”, pontua o otimista o piloto criciumense.
Bandeira catarinense estará com o piloto
Na mala, o criciumense leva a bandeira de Santa Catarina, que é levantada nos pódios dos principais autódromos que Gaidzinski conquista. “Quero fazer bonito e erguer a bandeira catarinense no pódio de Interlagos. Será emocionante entrar em pista neste ano em que o automobilismo relembra os 30 anos da morte de Senna, uma referência para todos nós”, destaca. A corrida será transmitida pelo YouTube da Porsche Cup Brasil.