19.1 C
Criciúma
quinta-feira, maio 22, 2025

Conheça as propostas dos cinco pré-candidatos a prefeito do Rincão

Economia, saúde e infraestrutura são os temas abordados

Balneário Rincão
Paulo Paixão
politica@tnsul.com

As eleições se aproximam e as pessoas que pretendem disputar um cargo eletivo já estão em pré-campanha. Para que os eleitores já tenham conhecimento e possam comparar cada pré-candidatura, o jornal Tribuna de Notícias tem conversado com os pré-candidatos.

CORRIDA

Nesta semana a reportagem conversou com os pré-candidatos do município de Balneário Rincão. Giogio Giordano Bertan (Progressistas), Jorge Luis Amorin Costa, o Jorge Mosquito” (União Brasil), Júnior Venturini (PL), Luiz Gustavo Laurindo (PSD) e Maria Aparecida Luciano (PT) falaram sobre suas principais ideias sobre as áreas da economia, saúde e infraestrutura. Confira em ordem alfabética o pensamento dos rinconenses.

Giorgio Giordano Bertan (Progressistas)

Fotos: Divulgação

ECONOMIA

“Desenvolver e atrair novas industrias gerando novos empregos. Fomentar a instalação de um curso técnico, bem como no futuro, a instalação de uma universidade, encaminhando os jovens para o mercado de trabalho evitando êxodo por parte da nossa população, fazendo com que a economia fique girando no município. Também deve haver políticas para proporcionar e explorar o efetivo e real turismo, mas o turismo anual que fortaleça o comércio rinconense fazendo com que fique aceso o ano todo”.

SAÚDE

“De início aprimorar e qualificar ainda mais os técnicos e colaboradores, assim humanizando os atendimentos. Desenvolver programas para zerar as filas de exames, aumentar o número de médicos e horários de atendimento, facilitando e agilizando os atendimentos. No futuro um projeto de instalação de hospital de menor complexidade no município e a criação do cento de saúde da mulher. Outro ponto para que a saúde preste serviços efetivos aos rinconenses”.

INFRAESTRUTURA

“Projeto de saneamento e esgoto, construção de uma nova escola na zona sul, aumentando o número de vagas, fomentar período integral com contraturnos e a criação de uma estrutura para o esporte. Nossa ideia também é fomentar projeto social, para que possamos encaminhar ou até mesmo resgatar nossas crianças e jovens. A princípio seriam medidas que teriam efeitos a curto prazo”.

Jorge Luis Amorim Costa (União Brasil)

ECONOMIA

“Vamos fortalecer o comércio local com incentivos e dar uma atenção especial para o ramo imobiliário e promover crescimento vertical da cidade, além de criar a linha de transporte interbairros gratuitos ligando o Centro aos bairros da cidade. Criar o parque turístico com opções de lazer para todos os bairros, vamos descentralizar o verão. Gerar 2 mil empregos trazendo empresas que se instalem aqui e contrate a mão de obra rinconense”.

SAÚDE

“De forma urgente e prioritária, vamos criar o Saúde 24h. Vamos investir pesado em equipamentos novos para a realização de exames essenciais e de maior procura, vamos informatizar a saúde criando um acesso do cidadão para que todos saibam o que acontece diariamente na saúde do município”.

INFRAESTRUTURA

“Faremos um sistema de drenagem onde escoaremos as águas pluviais de forma correta, gerando saúde e preservando os imóveis da nossa gente, criaremos o complexo esportivo municipal com campo semiprofissional, ginásio coberto, quadras de basquete e futsal, além da piscina térmica para atender a terceira idade. Temos a ideia de fazer cem casas populares para atender as famílias necessitadas, e temos outros bons projetos para educação, para a pesca, para o Samae entre outras áreas”.

Júnior Venturini (PL)

ECONOMIA

“Minha ideia para a economia do Balneário Rincão é investir fortemente no turismo, que trará emprego e renda para nossa população. Vamos promover parcerias público-privadas para atrair novos investimentos, apoiar o empreendedorismo local e fortalecer a pesca, com o apoio do secretário de pesca, para garantir que nossa colônia de pescadores prospere. Além disso, vamos trabalhar para transformar o Balneário Rincão em uma cidade universitária, atraindo instituições de ensino superior que possam impulsionar o desenvolvimento econômico e cultural da nossa região. Isso não apenas gerará empregos diretos e indiretos, mas também fomentará um ambiente de inovação e conhecimento que beneficiará toda a comunidade”.

SAÚDE

“A saúde no Balneário Rincão precisa de uma atenção especial e urgente. Vamos focar na saúde primária, garantindo atendimento ágil e de qualidade desde o primeiro contato. Planejamos implementar um pronto atendimento 24 horas para garantir acesso contínuo a cuidados médicos emergenciais. Modernizaremos as unidades de saúde, melhorando desde o agendamento até o atendimento, e assegurando que cada etapa do processo seja eficiente e acolhedora. Também investiremos na distribuição e armazenamento adequados de medicamentos, garantindo que todos tenham acesso aos remédios de que precisam. Vamos fortalecer a rede feminina de combate ao câncer, auxiliando na saúde da mulher e oferecendo suporte contínuo e especializado. Daremos uma atenção especial à saúde mental, oferecendo serviços de apoio psicológico e psiquiátrico acessíveis a todos. Também teremos um foco especial no atendimento aos idosos, garantindo que recebam os cuidados necessários para uma vida digna e saudável”.

INFRAESTRUTURA

“Na infraestrutura, a prioridade será o saneamento básico, pois é a base para uma cidade saudável. Além disso, vamos resolver o problema de drenagem para evitar os constantes alagamentos que afetam nossa cidade, melhorar a pavimentação das ruas e investir na modernização dos espaços públicos para torná-los mais acessíveis e atrativos, tanto para moradores quanto para turistas”.

Luiz Gustavo Laurindo (PSD)

ECONOMIA

“Balneário Rincão pelo segundo ano seguido é o município que tem o maior desenvolvimento econômico na Amrec. Para alavancar ainda mais nossa economia vamos continuar a investir em obras estruturantes para continuar a atrair investimentos para o município. Para se ter uma ideia, em 2017, o Rincão arrecadava R$ 700 mil de impostos sobre as transações imobiliárias (ITBI), em 2023, este número subiu para mais de R$ 7 milhões. Também vamos continuar a dar suporte para a vinda de novas empresas para a área industrial, gerando desta forma emprego e renda”.

SAÚDE

“Na área da saúde, vamos priorizar o atendimento às pessoas, como por exemplo, atualmente temos o atendimento estendido na unidade central até as 21 horas, queremos levar este horário para as outras unidades do município, começando pela Zona Sul. Também vamos construir uma nova unidade de saúde na Pedreira para atender os moradores com mais qualidade. Precisamos também priorizar os atendimentos de médicos especialistas para que não se forme filas de espera. Saúde sempre é prioridade em qualquer administração”.

INFRAESTRUTURA

“Pavimentação ainda é o grande pedido dos moradores. Nestes quase oito anos de administração do prefeito Jairo Celoy Custódio pavimentamos mais de 55 quilômetros de estrada e a intenção é pavimentar em 100% as ruas do município. Também precisamos construir um portal de entrada para a cidade, pois Balneário Rincão tem sido muito procurado por turistas vindo de outras regiões. Ainda temos a intenção de fazer a quarta etapa do Calçadão da Beira Mar, desta vez priorizando a Zona Norte do município”.

Maria Aparecido Luciano (PT)

ECONOMIA

“Criar uma zona industrial com pequenos lotes, com incubadora, com polo de tecnologia à disposição dos que lá se instalarem com viés turístico. Incentivar a criação de empresas de pequeno porte não poluentes; incentivo a cooperativas de beneficiamento do pescado; de facção de roupas, de alimentos. Regularização fundiária para que os moradores possam ter seus terrenos aptos à construção financiada por programas do Governo Lula, o que gera mão de obra na construção civil; reativação do projeto público/privado da Marina do Torneiro que trará mais de 100 empregos e um imenso capital turístico (projeto iniciado no Governo Décio Goes). Aplicação dos projetos do Governo Lula nos programas Mais Alimentos, o que permite a compra dos produtos da pesca e agricultura do município para utilização nas escolas e na Assistência Social; buscar empresas não poluentes para aqui se instalarem. No transporte urbano de qualidade para que toda a comunidade possa usufruir do nosso comércio local, seja ele central ou nos bairros”.

SAÚDE

“Programa moderno e transparente de marcação de consultas e exames, via WhatsApp, posto de saúde 24 horas; ambulância com equipe capaz para emergências 24 horas; além de ter remédios realmente disponíveis para a população”.

INFRAESTRUTURA

“Esgotamento pluvial e sanitário para evitar o que acontece hoje, aonde as ruas são calçadas diretamente sobre a areia e o esgoto brota por sobre o calçamento, escorre pela cidade toda, polui os arroios e a praia, além de gerar doenças”.

Leia mais matérias completas na edição desta segunda-feira, dia 21, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas