18.8 C
Criciúma
quinta-feira, julho 4, 2024

Em dias de frio intenso, cães precisam de cuidados

Animais também necessitam de atenção neste período de inverno, pois podem sofrer com doenças respiratórias

Criciúma
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

O amor e o cuidado com os pets são essenciais para o bem-estar dos mesmos, uma vez que os animais de estimação são membros da família e merecem todo carinho e atenção. Eles dependem de seus tutores para suprir suas necessidades básicas. Em dias frios, como os que estão ocorrendo, alguns cuidados precisam ser adotados. Um belo exemplo vem de um dos postos de combustíveis de Criciúma, onde casinhas foram fixadas para abrigar vários cães. Os mesmos são cuidados, alimentados, recebem carinho e abrigo do frio e do calor.

Segundo Wilson Canassa, médico veterinário, nesta época do ano os maiores vilões são gripe e pneumonia (doenças respiratórias). “Isso acontece porque a maioria desses animais está desprotegida no pátio ou são de raças mais susceptíveis como o shih-tzu e o pug que têm a carinha “amassada” chamamos de braquecefálicos. E esses precisam de mais cuidados: evitar sair com eles em frio muito rigoroso é um deles”, explica Canassa, acrescentando que o animal sente frio mesmo sendo peludo. “Se eles moram no pátio, precisam ter uma casinha e que a mesma não receba corrente de ar, isto é, a porta da casinha precisa estar direcionada para um local onde não entre vento”.

SENTEM FRIO

Já o pet que fica dentro de casa ou apartamento também sente frio, de acordo com o veterinário. “O pinscher e os animais de pelo curto sentem bastante frio no inverno, então é interessante ter uma roupinha. Já o uso de aquecedores está liberado desde que seja a óleo, porque esse modelo não queima oxigênio e não resseca as vias respiratórias do animal. Além disso, cuidar da alimentação é importante. Se a ração oferecida for do nível super premium, ok, pois eles precisam de alto índice de proteína. Caso não seja assim, é necessário suplementar com uma dieta hipercalórica. É o que eu sempre digo, se comermos mal não teremos imunidade satisfatória para se proteger de doenças, parasitas, entre outros”, explicou.

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira, dia 2, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas