19.1 C
Criciúma
terça-feira, julho 2, 2024

Projeto ViverCom da Unesc chega aos parques de Criciúma

Primeira ação ocorreu no Parque da Prefeitura na tarde deste sábado. Atividade, que faz parte das comemorações dos 56 anos da Instituição, se estenderá por todo o ano

A tarde ensolarada de sábado foi propícia para o lançamento de mais uma iniciativa em comemoração aos 56 anos da Unesc: o projeto ViverCom nos Parques. Nem a baixa temperatura afastou as centenas de pessoas que passaram pelo Parque da Prefeitura, em Criciúma, e que receberam atendimentos dos acadêmicos da área da saúde e do curso de Educação Física, além de participarem de uma série de atividades.

A ação, que iniciou neste dia 29/06, ocorrerá quinzenalmente e será temática, sendo que a primeira focou na saúde. Já o mês de julho será dedicado ao Meio Ambiente. Nos próximos encontros, serão enfatizados ainda o lazer; a cultura; atividade física; família; pet terapia e esporte.

“O ViverCom é uma iniciativa que reflete o compromisso da Unesc com a comunidade. Nesta primeira edição, presenciamos um verdadeiro encontro de conhecimento, saúde e integração inspirador em que os nossos acadêmicos de diversas áreas dedicaram tempo e conhecimento para oferecer serviços importantes à população. Cada momento compartilhado fortaleceu os laços entre a Universidade e a comunidade em que estamos inseridos”, enfatizou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

“O ViverCom nos Parques não é apenas uma extensão de nossos valores acadêmicos, mas uma oportunidade de retribuir à sociedade que nos acolhe há mais de cinco décadas. Estamos comprometidos em seguir ampliando essas iniciativas que promovem educação, saúde e cultura em locais acessíveis e significativos para todos”, acrescentou.

Série de serviços

A ação deste sábado contou, entre outras coisas, com os serviços do Programa Acolher e Sama; além dos cursos de Educação Física; Biomedicina; Enfermagem; Farmácia; Medicina; Nutrição e Psicologia, que promoveram atividades físicas; aplicação de questionário de qualidade de vida; Orientações sobre exames laboratoriais; saúde e verificação de sinais vitais; saúde bucal; Auriculoterapia; conscientização sobre saúde mental; práticas integrativas; reflexologia; Projeto “Doe-se”; entre outros.

Somente do curso de Educação Física foram cerca de 120 estudantes que auxiliaram as pessoas a praticar atividades físicas.

“Estávamos ansiosos por este momento e felizes em compartilhar momentos enriquecedores junto à comunidade, além de trazer um pouco do que fizemos na Unesc em momentos agradáveis de integração entre as pessoas. A história da Unesc iniciou para atender a demanda da comunidade e segue esse preceito ao longo destas mais de cinco décadas. Trabalhamos ao lado da comunidade, preocupados com o desenvolvimento social e econômico da região e levaremos sempre a expertise para sociedade, porque entendemos que precisamos estar juntos”, ressaltou a diretora de Extensão e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego, que aproveitou para agradecer os professores, acadêmicos e setores da Instituição envolvidos no ViverCom.

Dos bairros aos parques

No ano passado, o ViverCom levou os serviços da Unesc aos bairros de Criciúma, agora é a vez dos frequentadores de todos os parques da cidade serem beneficiados pelo projeto. O próximo encontro, daqui a 15 dias, será no Parque das Nações, no Bairro Próspera. Ainda em julho a ação volta a acontecer no Parque da Prefeitura. Na sequência, será a vez do Parque dos Imigrantes, no distrito do Rio Maina.

O projeto ViverCom nos Parques é promovido por meio da parceria entre a Unesc e a Rádio Jovem Pan. “Como a Unesc, a Jovem Pan também está ao lado da comunidade com serviços e atendimento às demandas da sociedade. Para nós, estar com a Unesc neste projeto é motivo de orgulho. Agradecemos a Universidade por abrir as portas, não só para a Jovem Pan, mas também para as outras emissoras. Começar o projeto neste parque, que é um símbolo de Criciúma, acolhedor e que recebe tantas famílias, é um prazer muito grande”, salientou o diretor da Jovem Pan de Criciúma, Almi Henrique.

Últimas