19.2 C
Criciúma
quarta-feira, julho 17, 2024

Cocalenses no enfrentamento à violência contra a crianças e adolescentes

CMDCA irá promover capacitação para profissionais nesta terça e quarta-feira

O Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescente de Cocal do Sul (CMDCA) irá promover uma capacitação para a implantação do protocolo da escuta especializada aos profissionais do município que atendem crianças e adolescentes, na busca pelo enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes. A capacitação irá ocorrer nesta terça e quarta-feira (25 e 26), no auditório da Coopercocal.

Os setores envolvidos para a capacitação englobam escolas públicas e privadas, organização de sociedade cível, saúde, assistência social e conselho tutelar, contemplando dois profissionais por local, com exceção do conselho tutelar sendo obrigatória a formação de todas as conselheiras.

A Escuta Especializada é um procedimento de entrevista sobre uma possível situação de violência contra a criança ou adolescente, no intuito de garantir a proteção e o cuidado da vítima. A Lei 13.431/2017, que alterou o Estatuto da Criança e do Adolescente, trouxe artigos que regulamentam a forma pela qual as crianças e adolescentes em situação de violência devem ser ouvidos, quais sejam: a escuta especializada e o depoimento especial.

Esta capacitação tem como objetivo dar continuidade a implantação e construção do plano de trabalho do protocolo no município.

Últimas