Nova Veneza
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com
Nova Veneza comemora 133 anos de colonização e 66 anos de emancipação político-administrativa. Dados históricos apontam que a sua povoação teve a vinda dos irmãos João, Cesário e Joaquim Stival, italianos de Veneza, que adquiriram a fazenda de Manoel Ivo, por dez contos de réis. Nas imediações da fazenda, já viviam as famílias Loures, Sousa, Alves, Santos, Ferreira, Vargas, Peixoto, Constantino, Faquim, Bosco e Bisnoto que, com o fundador, constituíram os primeiros habitantes.
Uma cidade próspera e de povo acolhedor
A charmosa cidade respira cultura com seus casarios antigos construídos pelos imigrantes italianos em 1891 quando cerca de 400 famílias oriundas do norte da Itália fundaram a Colônia Nuova Venezia. Com mais de um século de fundação, a herança dos antepassados ainda sobrevive nos costumes e tradições. De modo especial, Nova Veneza mantém viva sua italianidade na gastronomia, nas canções, no folclore e no dialeto falado por muitos habitantes, considerado como uma segunda língua da cidade, passando a ser considerada a cidade mais italiana de Santa Catarina e recebendo o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana.
“Somos uma cidade próspera, de um povo empreendedor e que sabe se reinventar a cada adversidade. Todos aguardam pela Festa Gastronomia, que iniciou nesta quinta-feira, dia 20, e segue até domingo, para comemorar o aniversário de colonização e emancipação político-administrativa. E neste ano, a exemplo das outras edições, temos mais um grande evento para manter vivas as nossas tradições”, desta forma, o prefeito de Nova Veneza, Rogério Frigo convida a todos para as comemorações de aniversário da cidade.
AVANÇOS
Frigo também ressalta as conquistas do município mais italiano da Região Carbonífera, que tem mais de 15 mil habitantes, e se desenvolve por meio de atividades econômicas como a agricultura (arroz), a avicultura e o metal-Mecânico. “Nova Veneza avança no turismo, na agricultura, na educação, na saúde, na economia, na indústria, em todos os setores. A cidade cresceu em vários aspectos não somente na gastronomia. Os dados positivos podem ser percebidos também no setor industrial, agronegócio, metal-mecânico, madeireiras, entre outros.
“A agricultura é outro setor forte que contribui com a economia da cidade. Isso se deve aos esforços de toda a população e do poder público que se preocupa em atuar em todos os setores, pautado em muito trabalho e com foco no desenvolvimento do município”, diz Frigo, falando também sobre atrair novas empresas oferecendo, se possível, incentivos fiscais e auxílio na infraestrutura para o crescimento econômico. “A nossa visão é fomentar investimentos para o crescimento das atividades econômicas.
Leia o especial completo dos 66 anos de Nova Veneza na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.