18.2 C
Criciúma
sexta-feira, julho 5, 2024

Dia do Químico: setor tem previsões otimistas de crescimento

Na data comemorativa, empresas avaliam que a região tem industrias fortes e profissionais valorizados

Içara
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Oquímico desempenha um papel fundamental em diversas áreas, incluindo a indústria, pesquisa, desenvolvimento de novos materiais, medicamentos e muito mais. Como profissional da química, Fabiano Maurício Figueiredo, coordenador de Laboratório de desenvolvimento, tem contribuído significativamente para a área da indústria química, com 32 anos de experiência, sendo 31 deles na Farben. Sua formação e especialização em gestão empresarial mostram o compromisso com o aprimoramento contínuo e a busca por inovação.

Formado como Químico Industrial iniciou na área como técnico em química, ele conta como surgiu o interesse. “A vontade de ir para o segmento nasceu com o meu interesse pelas ciências exatas. Sempre fui curioso no sentido de saber como as coisas funcionam e a química proporciona isso, ou seja, entender os átomos, as misturas e tudo mais. Enfim, isso me chama muita atenção, gosto dessa parte. E aqui estou trabalhando com algo que sempre me despertou interesse”.

EVOLUÇÃO

Especializado com MBA em gestão empresarial, Fabiano ainda conta que tem sempre buscado por novas tecnologias e tendências de mercado, sempre com o total apoio da empresa. “Estamos sempre buscando conhecimento tanto fora do Brasil quanto internamente, por meio de congressos, justamente para fomentar essa busca por novas tecnologias e os novos mercados também, uma vez que área de tinta é muito vasta. É fundamental termos interesse e acompanharmos as evoluções e novidades do setor, contribuindo para o avanço da ciência e tecnologia química”, concluiu o representante da categoria no Dia do Químico.

Há muito que comemorar

“Sim! Temos o que comemorar, principalmente na nossa região, pois temos empresas fortes que valorizam o profissional químico, e com previsões muito otimistas de crescimento para este setor”, com essas palavras o CEO da empresa Tintas Farben, Edmilson Zanatta, avalia o setor na data em que se celebra o Dia do Químico, nesta terça-feira, dia 18 de junho. Ele também fala de crise, de exportação e da expressividade do setor de tintas. “Parabéns a todos os Químicos pelo seu dia. Profissionais que com dedicação e conhecimento transformam a ciência em solução para o mundo”, emendou Cleber Viana, diretor administrativo e financeiro da empresa.

Trinta empresas representam 95% do mercado químico no Sul

Com diversidade de produtos que variam entre tintas, cerâmicas, colorifícios e indústria de material de limpeza, a indústria química a qual abrange o Sindicato das Indústrias Químicas do Sul Catarinense (Sinquisul), entre Passo de Torres e Imbituba, possui mais de 150 empresas que, segundo o presidente Marcos Vefago, são de empresas familiares. “São fabricantes de produtos de limpeza, geralmente. Já as grandes empresas da região, que são as filiadas hoje ao sindicato, são 30. Elas representam 95% do mercado da indústria química na região Sul de Santa Catarina”, disse, acrescentando à perspectiva de crescimento: “Eu vejo que o setor químico tem bastante possibilidade de crescimento, de desenvolvimento, até porque na região a gente acabou desenvolvendo uma escola técnica com uma boa base docente e de escolas que estão prontas para preparar os profissionais, e isso com certeza é uma vantagem competitiva que temos”.

Leia mais matérias completas na edição desta terça-feira, dia 18, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas