19.2 C
Criciúma
quarta-feira, julho 17, 2024

CT Satc comparece em evento internacional sobre descarborização

Profissionais do Centro Tecnológico (CT) Satc se juntaram a especialistas do Brasil inteiro

Pesquisadores do Centro Tecnológico (CT) Satc, marcaram presença no evento ‘Carbon Capture Expo e Hydrogen Expo South America’, realizado no Rio de Janeiro. Vanesa Viola e Thiago Aquino se juntaram a especialistas do Brasil inteiro para discutir temas voltados à captura de gás carbônico (CO2). O encontro apresentou os últimos lançamentos em equipamentos, componentes e soluções voltadas para a cadeia produtiva de hidrogênio e descarbonização.

A captura de CO2 é um dos pilares do Núcleo de Pesquisa de Energia e Síntese de Produtos (NEP) da Satc, que explora essa área desde 2014. Entre os projetos de destaque do NEP estão o desenvolvimento de adsorventes para Captura Direta do Ar (DAC), em parceria com a Repsol Sinopec, e a tecnologia de captura de CO2 em escala piloto, em colaboração com a Eneva.

Para Vanessa, acompanhar as novidades e discussões em torno do tema é fundamental para o avanço das soluções de descarbonização. “O desenvolvimento de soluções de descarbonização é um tema transversal que precisa ser trabalhado de forma conjunta entre empresas, centros de pesquisa e demais entidades para que traga os melhores resultados”, afirmou.

O diretor executivo da Satc, Fernando Luiz Zancan, também esteve presente no evento, onde palestrou no painel “Inovação tecnológica como catalisador para o desenvolvimento e implementação de projetos CCS”. Durante a apresentação, Zancan discutiu as perspectivas do setor carbonífero em meio ao cenário de transição energética.

Últimas