14.3 C
Criciúma
quarta-feira, julho 17, 2024

Mãe e futura nutricionista: a realização dos sonhos é possível na Unesc

Qualidade do ensino e apoio contínuo da Universidade fazem a diferença na trajetória de milhares de acadêmicos

“Hoje realizo um sonho”. A frase da acadêmica de Nutrição da Unesc, Tais Moraes Gatner, é proferida no presente do indicativo, mesmo, afinal, a intenção de frequentar uma Universidade precisou ser adiada por muito tempo. Em breve, a mãe de dois filhos, pretende falar a mesma frase, porém no passado, já como uma nutricionista formada.

“Acabei deixando o sonho de ter uma formação superior para cuidar das minhas crianças, mas o meu sobrinho é o causador desta história toda, porque ele me disse que as inscrições para a bolsa haviam iniciado e me perguntou se eu não gostaria de tentar. Fiz a inscrição e fui contemplada.Entrei em contato com a minha coordenadora que me pediu para não desistir e tentar o programa Universidade Gratuita. Fiz todo o processo e fui contemplada”, ressalta.

A pavimentação para realizar esse sonho iniciou em 2021, quando ela ingressou no curso de Nutrição da Unesc e se deparou com, o que ela diz, um mundo diferente. “Eu estava fora do ambiente educacional há anos, mas fui muito bem acolhida. Todos deveriam conhecer o campus para sentir como eu me sinto”, enfatiza.

Tais está entre as acadêmicas e acadêmicos que usufruem dos diferenciais do curso de Nutrição da Unesc. Com projeto político pedagógico, ele privilegia a qualidade do ensino integrada à Pesquisa, à Extensão e a Inovação, ao permitir que o estudante concilie teoria e prática desde as fases iniciais. Além disso, a equipe de professores é altamente qualificada, com ampla experiência profissional e acadêmica.

Conforme a coordenadora, Fabiane Maciel Fabris, conteúdos teóricos são articulados à prática, nas aulas em laboratórios, saídas de campo e visitas técnicas. “Além disso, a parceria com indústrias da região permite a realização de pesquisa aplicada de novos produtos com base em situações reais. Participamos, ainda, de atividades de Extensão e projetos de Pesquisa com laboratórios de Ensino de ponta, plenamente estruturados, além dos laboratórios de Técnica Dietética e Tecnologia dos Alimentos, tudo conduzido por um corpo docente altamente qualificado, com mestres e doutores”, conta.

Assim como os acadêmicos dos outros cursos da área da saúde, os futuros nutricionistas também praticam os ensinamentos de sala de aula nas Clínicas Integradas. Outro diferencial é a oportunidades de intercâmbio com diversas universidades da América do Sul, Central e Europa, por meio do Escritório de Relações Internacionais.

“A nossa Universidade Comunitária propicia ao estudante o desenvolvimento de novas competências que oportunizam aos egressos atuarem de forma inovadora em diversos cenários profissionais. Para a Unesc e, portanto, para o curso de Nutrição, a aprendizagem pela experiência consiste em uma abordagem pedagógica que valoriza os conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridas pelos estudantes ao ingressarem no Ensino Superior como um conjunto de saberes e experiências que refletem a forma de ser, estar e interagir com o mundo”, cita Fabiane.

As aulas

A proposta curricular visa formar um profissional capaz de atender a saúde, tomar decisões, comunicar-se, exercer liderança, administrar, gerenciar e estar permanentemente em aprendizagem nos setores relativos à área de abrangência.

As disciplinas do núcleo comum institucional e do núcleo comum de área são exemplos de componentes curriculares que impulsionam o desenvolvimento das habilidades, já que são organizados com a presença de estudantes de diferentes cursos, permitindo ao professor desenvolver propostas formativas de natureza interdisciplinar em equipes multidisciplinares, mobilizando capacidades em prol da resolução de problemas reais oriundos de diferentes instituições que se relacionam direta ou indiretamente com o curso.

Os professores, por sua vez, utilizam estratégias ativas e inovadoras focalizadas no aprendizado do acadêmico com o propósito de levá-lo à construção do próprio conhecimento. Para isso, são empregados vários tipos de metodologias para o processo de ensino e aprendizagem como aula expositiva, dinâmicas de grupo, estudos de caso, metodologia da sala de aula invertida, palestras, workshops, oficinas e mesas redonda, seminários, visitas técnicas e viagens de estudo, entre outros métodos.

“Ao longo da formação, essas experiências são articuladas com o conhecimento científico, a prática de métodos de estudo, a construção de novas habilidades e o desenvolvimento do raciocínio científico, como modo de formar a consciência crítica para fazer frente à realidade social. Desse modo, a aprendizagem pela experiência consiste em proporcionar aos estudantes, a oportunidade de vivenciar situações reais, colocando em movimento os conhecimentos adquiridos nas disciplinas que compõem o currículo e que, conjuntamente, desenvolvem as competências necessárias ao profissional”, acrescenta.

Pesquisa e Extensão

O curso oferece também a oportunidade da participação em cinco projetos de Extensão, sendo três curricularizados, um realizado nas Clínicas Integradas de Saúde e outro no Bairro da Juventude. “Ainda participamos de um projeto de Extensão em parceria com os cursos de Enfermagem e Psicologia, focado na atenção aos idosos. Na Unesc temos o setor de Ações Comunitárias, que organiza ações de Extensão em escolas, praças e eventos públicos em toda a região, além de atividades de educação em saúde com as secretarias de saúde dos municípios”, explica a coordenadora.

Com relação à Pesquisa são realizados os projetos Viver; Políticas Públicas de Banco de Alimentos; Políticas Públicas e Cesta Básica. “Importante ressaltar os movimentos estudantis, como o Centro Acadêmico de Nutrição, a Atlética Devoradores, Empresa Júnior Pró Nutrir, Liga Acadêmica de Segurança Alimentar e Nutricional (Lasan), Liga Acadêmica de Nutrição Esportiva (Laneps), Liga Acadêmica de Nutrição Clínica (Lanuc) e Liga Acadêmica de Nutrição Comportamental (Alimente)”, cita.

Os interessados pelo curso de Nutrição da Unesc podem tirar dúvidas e fazer inscrição por meio do telefone: (48) 3431-2560 ou ainda pelo e-mail: nutricao@unesc.net.

O papel do nutricionista

O Nutricionista formado na Unesc tem papel fundamental na transformação da relação das pessoas com os alimentos, pois é um profissional que domina o conhecimento científico sobre as propriedades nutritivas dos alimentos e a função deles no organismo. Assim, orienta e alerta a sociedade sobre o que comer para manter a saúde e bem-estar.

Fabiane reforça que o nutricionista é o profissional de saúde capacitado para atuar com foco na segurança alimentar e na atenção dietética em várias áreas, a fim de promover, manter e recuperar a saúde, além de ser fundamental na para a prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais e contribui para a melhoria da qualidade de vida. “Deve ser, porém, sempre pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultura”, acrescenta Fabiane.

Últimas