12 C
Criciúma
segunda-feira, junho 24, 2024

Cocal do Sul: Parceria com APAE promove plantio de árvores nativas

Alunos participaram ativamente da ação que ocorreu nesta segunda-feira

A iniciativa realizada em Cocal do Sul, promovida pela Diretoria do Meio Ambiente (DMA), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) contou com o plantio de cerca de 40 mudas de árvores nativas frutíferas nas dependências da associação. A atividade ocorreu nesta segunda-feira e contou com a participação de alunos, apoio de professores e a colaboração técnica da equipe do DMA.

Foram abordadas tanto questões ambientais quanto aspectos sensoriais e a importância da ação. O biólogo da DMA, Peterson Teodoro Padilha, explica que desde a semana passada, onde foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, a equipe tem promovido diversas ações em celebração à data. 

“Uma dessas ações é a parceria com a APAE para o plantio de mudas. A APAE já possui o projeto das abelhas sem ferrão, o Meliponário, e a nossa iniciativa veio complementar essa ideia, fornecendo mais fontes de propagação para as abelhas através do plantio de árvores que fornecem nutrientes, pólen e néctar. Além disso, é interessante ter esses espaços arborizados porque proporcionam conforto térmico, servindo como refúgio do sol e criando áreas de sombra”, destaca.

Padilha lembra também do aspecto econômico de se ter um pomar próprio, onde se pode colher frutas como ameixa e jabuticaba. “É uma experiência valiosa e prazerosa tanto para nós do meio ambiente quanto para quem cultiva”, completa.

As espécies plantadas incluem ipês, gabirobas, pitangas e ameixas, todas nativas da região. A atividade não só promove a preservação ambiental, mas também educa e sensibiliza os alunos sobre a importância da natureza e da sustentabilidade. 

“Estamos muito felizes com essa parceria com a DMA, que nos proporcionou uma experiência única e enriquecedora. O plantio das mudas de árvores frutíferas nativas não apenas embeleza nossas dependências, mas também oferece um aprendizado prático e sensorial valioso para nossos alunos. Eles puderam participar ativamente do processo, entendendo a importância de cuidar do meio ambiente”, afirma a diretora da APAE, Rosiclei Prior Viola.

Últimas