12 C
Criciúma
segunda-feira, junho 24, 2024

Região Carbonífera registra 181 casos de Covid e Influenza em 30 dias

Os dados são da Regional de Saúde e são referentes ao período de 16 de abril até 16 de maio de 2024. A maioria são crianças

Criciúma
Alexandra Cavaler
cidades@tnsul.com

Os casos de gripe têm aumentado com a chegada da estação mais fria do ano devido à circulação de vírus que causam problemas respiratórios, afetando, principalmente, crianças e idosos que geralmente são mais vulneráveis às complicações dessas infecções.
procura

Somente na Região Carbonífera, entre os dias 16 de abril e 16 de maio, de acordo com Patrícia Ortigossa, da Regional de Saúde, 181 pessoas procuraram os sistemas de saúde com Covid e Influenza: 169 crianças, nove idosos, e três adultos.

“Não necessariamente internações, os números são de pessoas que procuraram o hospital e fizeram exames. Alguns internados, outros liberados, dependendo da condição. Mas criança, que soma a maioria dos casos, geralmente evolui para cura”, destacou Patrícia.

Mesmo liberada, vacina contra a gripe tem pouca procura

Sara Pavei, da Vigilância Epidemiológica da Regional de Saúde, revela que foram vacinadas 85.066 pessoas, atingindo a cobertura vacinal da população prioritária em apenas 47,58%. Questionada sobre ações que levem às pessoas a buscarem pelos imunizantes, ela explica:

“O município vai trabalhar as ações estratégicas agora conforme achar necessário. Uma vez que o Ministério da Saúde liberou para que cada cidade promova ações conforme a sua demanda do microplanejamento, ou seja, não vem mais engessado as ações pelo Ministério da Saúde. Cada município vai trabalhar a sua demanda e as estratégias de imunização nas campanhas de acordo com a sua realidade. Desta forma, alguns municípios estão abrindo final de semana, outros estão abrindo todos os sábados, outros estão fazendo horário estendido. Cada município tem uma demanda diferenciada e a orientação é que o residente de cada município entre em contato com a Secretaria para saber as ações”, relatou, acrescentando que são disponibilizadas a vacina da Influenza em todas as unidades básicas de saúde. “Há disponibilidade de vacina da Influenza na Região Carbonífera e em todo o estado de Santa Catarina.

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira, dia 21, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas