12 C
Criciúma
segunda-feira, junho 24, 2024

CBF não deve estender a competição

Presidente quer fim do Série A até 8 de dezembro para não impactar o calendário de 2025

Depois de ter determinado a paralisação do Campeonato Brasileiro, o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues disse que não vê a competição estendida para além de 8 de dezembro, data inicialmente prevista para a última rodada. “Não pensamos em estourar. O objetivo é terminar o calendário em 2024. Se não, impacta ainda mais no calendário de 2025, que já está bastante cheio”, disse o presidente da CBF em Bangkok, na Tailândia, onde participa do Congresso da Fifa.

No ano que vem, pelo menos três clubes brasileiros vão disputar o Mundial de Clubes da Fifa nos EUA entre junho e julho. Fluminense, Flamengo e Palmeiras estão classificados. Esse número pode subir a quatro se Grêmio, Botafogo, São Paulo ou Atlético-MG conquistarem a Libertadores deste ano.

Democracia prevalece

Ednaldo Rodrigues disse ainda que tomou a decisão de paralisar o Campeonato Brasileiro deste ano por “democracia”. A CBF ouviu os 20 clubes da Série A e 15 deles decidiram parar. Outros cinco não responderam. “É a democracia. Temos que trabalhar ouvindo todos os clubes, todas as federações estaduais. Agora, neste contexto, a CBF vai fazer uma engenharia criteriosa para que possamos amenizar a sobrecarga de jogos para os clubes”, diz.

O presidente da CBF disse ainda ser “muito difícil” fazer previsões sobre como serão os detalhes dessa “engenharia” no calendário.

Tópicos citados pela CBF

“Dificuldade de harmonização do calendário

Dificuldade de harmonização do calendário em razão de a data de encerramento da Série A (08/12) e a data de início da Copa Intercontinental, cujas semifinais estão programadas para o dia 14/12 e final no dia 18/12, porém com a previsão de playoff entre representantes da Conmebol e da Concacaf que sequer possui data definida, mas que deve ocorrer após a final da Copa Conmebol Libertadores no dia 30/11 e antes do dia 14/12, valendo frisar que nos últimos cinco anos o campeão da Libertadores foi um clube brasileiro.

A utilização de datas Fifa para reposição de partidas também encontra restrições, considerando:

Dificuldades para os clubes que terão jogadores convocados;

A supressão de períodos de repouso e recuperação para a reacomodação de partidas;

Possível sobreposição de reposição de partidas com shows ou eventos previamente agendados nos estádios e arenas;

A utilização por parte da Conmebol de datas Fifa para reposição de partidas da Libertadores e Sul-Americana, o que restringe o número de datas disponíveis”

Últimas