Maio Amarelo: mês voltado a conscientização e prevenção no trânsito

Diversas ações serão realizadas nos próximos dias como forma de alertar os motoristas em Criciúma

Criciúma
Maíra Rabassa
cidades@tnsul.com

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 50 milhões de pessoas no mundo sobrevivem com algum tipo de sequela provocada por acidentes de trânsito. Para isso, foi criado o Maio Amarelo, que é um movimento que tem a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo mundo. Os números são alarmantes e apontam que três mil vidas são perdidas por dia nas estradas e ruas, sendo considerada a nona maior causa de mortes no mundo.

Ranking

Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. Se nada for feito, a OMS estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito até 2030. Nesse período, entre 20 milhões e 50 milhões de pessoas sobreviverão aos acidentes a cada ano com traumatismos e ferimentos.

Em Criciúma, a infração mais cometida pelos motoristas é referente à velocidade dos veículos que passam nas lombadas eletrônicas. A informação é da Diretoria de Trânsito e Transporte (DTT) do município relacionado ao período de 01 de janeiro de 2024 a 30 de abril de 2024. Em segundo no ranking de infrações ficou a falta do uso de cinto de segurança; em terceiro dirigir manuseando celular e, em quarto, pessoas jurídicas que não indicam o condutor (a multa acaba dobrando).

Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, dia 13, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

Últimas