18 C
Criciúma
segunda-feira, maio 20, 2024

Caravaggio completa 54 anos hoje

Clube de Nova Veneza comemora aniversário, nesta sexta-feira, dia 10, e busca o primeiro título após o ingresso no futebol profissional

Tiago Monte

Nova Veneza

O Caravaggio Futebol Clube celebra 54 anos de fundação nesta sexta-feira, dia 10. O time de Nova Veneza vive a expectativa de conquistar seu primeiro título após ingressar em 2021 no futebol profissional.

O aniversário do Azulão será celebrado pela torcida e diretoria no sábado, dia 11, às 15 horas, com a final do Campeonato Catarinense Sub-21 B. Durante o dia haverá uma programação com música ao vivo, venda de comida e bebida e o ato de inauguração do novo gramado. “Esperamos que a cereja do bolo seja o título, mas independentemente do resultado de campo vamos celebrar essa data importante para nós. Convidamos nossa comunidade e todos os torcedores para estarem presentes”, destaca o presidente Moisés Spilere.

Atualmente na função de vice-diretor de Patrimônio, Samuel Milanez, que presidiu o clube na transição do amador para o profissional relembra a evolução do Caravaggio nos últimos anos. “Fizemos grandes obras por aqui e seguimos trabalhando com muita seriedade. Desde que assumimos esse compromisso com a história do clube construímos alojamento e muro, novos vestiários, novas cabines, e agora com um gramado padrão Fifa”, pontua.

Em 2024, o Azulão disputará pela terceira vez a Série B do Campeonato Catarinense. No primeiro ano como profissional o clube garantiu o acesso para a divisão e foi vice-campeão da Série C do Campeonato Catarinense. “Acreditamos que será um grande ano para nosso futebol. Já temos uma final pela frente no Sub-21 e vamos brigar no profissional”, finaliza Spilere.

Fundação por um grupo de amigos

O Caravaggio foi fundado por um grupo de amigos no dia 10 de maio de 1970. A intenção era promover o esporte, a socialização e a divulgação do distrito de Nova Veneza. No início, o clube não tinha um campo, uma estrutura. Os primeiros jogos aconteceram na Baixada, com rio e banhado em volta. Os próprios jogadores aterraram o local, com pó de serragem, para poderem jogar.

Depois da Baixada, o clube teve outro campo, emprestado, na beira do asfalto, no distrito de Caravaggio. Tempos depois, os integrantes do clube conseguiram a doação do terreno e a prefeitura construiu o estádio da Montanha.

Desde o dia 13 de maio de 2021, o clube se profissionalizou. Na primeira competição como clube profissional, o Azulão da Montanha conquistou o acesso à Série B do Campeonato Catarinense e foi vice-campeão da Série C. Já na temporada seguinte, a equipe encerrou a Segunda Divisão do futebol estadual na quinta colocação. Em 2023, o Caravaggio foi o sétimo colocado na Série B do Estadual.

Últimas